IDH: O que é e pra que serve

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma avaliação criada por economistas buscando demonstrar como anda o desenvolvimento da humanidade, coletando informações sobre a qualidade de vida e da economia de um território. 

Vale destacar que o IDH surgiu devido a necessidade de um novo índice que aborda-se também os fatores sociais e não apenas os econômicos. 

Desse modo, o IDH vai além dos números obtidos através do PIB “Produto Interno Bruto”, consumo, industrialização e renda familiar. 

A saber, o IDH tornou-se um instrumento de extrema importância para a ONU “Organização das Nações Unidas” pois ele compõe o Relatório para o Desenvolvimento Humano (RDH). 

O mesmo também faz parte do PNUD “Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, ou seja, virou um importante indicador para as Nações Unidas para auxiliar nos planos de ajuda humanitária. 

O IDH poderá aparecer em provas de concursos públicos, vestibulares e no ENEM “Exame Nacional do Ensino Médio”. Afinal, trata-se de um tema sempre atual e por isso vale ficar ligado no assunto. 

Cálculo do IDH 

O cálculo do IDH “Índice de Desenvolvimento Humano” leva em consideração três fatores: 

  • Saúde 
  • Educação 
  • Economia 

No campo da educação leva-se em consideração fatores como a taxa de alfabetização e o tempo de escolaridade. Já na saúde leva-se em conta o acesso da população à medicina, tratamentos e indicadores que demonstram as condições da saúde e qualidade de vida do povo. 

Ademais, no campo econômico utiliza-se os dados do PIB per capita e a taxa de desemprego, podendo coletar informações acerca do padrão de vida e poder aquisitivo da população. 

Por fim, o IDH possui uma escala para determinar a situação que os países se encontram, veja abaixo como funciona. 

O IDH consiste em uma escala de 0,000 até 1, ou seja, quanto mais próximo do número 1, melhor a situação do país, dito isso veja como funciona:

  • Nações com índice superior a 0,800, possuem um IDH alto.
  • Entre 0,500 e 0,799 considera-se como IDH mediano.
  • De 0 até 0,499, o IDH é classificado abaixo da média.

Queda do IDH no Brasil

O Brasil apresentou quedas significativas no IDH, o que de fato já era esperado por economistas, devido à queda da renda per capita por pessoa. 

O país desde 2014 sofre com uma crise econômica e o atual momento foi ainda mais agravado devido a greve dos caminhoneiros e a pandemia. 

O Brasil deu demonstrações de que a economia não vem conseguindo reagir nos últimos anos, em 2018 a economia ficou praticamente estagnada e cresceu apenas 1,3. 

Já em 2019, o crescimento foi de 1,1, além disso, espera-se que os números de 2020 apresentem uma queda entre 3,5% e 4,5%. Assim, demonstra que o país ainda não conseguiu se recuperar da crise ainda mais agravada pelos fatores que citamos acima. 

Além disso, os números explicam a alta taxa de desemprego e como consequência apresentou uma queda na renda per capita. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre IDH?

Não deixe de ler também – Atualidades: Fatores determinantes para a desigualdade social

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.