Diferentes tipos de governos parlamentares

Existem mais de meia dúzia de tipos diferentes de governos parlamentares. Eles operam de forma semelhante, mas geralmente têm diferentes organogramas ou nomes para cargos.

Em um artigo anterior, explicamos o que consiste o parlamentarismo, mostrando como funciona esse sistema de governo.

A seguir você pode conferir quais as modalidades diversas em prática atualmente.

República parlamentar

Em uma república parlamentar, há um presidente e um primeiro-ministro, e um parlamento atuando como o órgão legislativo máximo. A Finlândia opera sob uma república parlamentar. O primeiro-ministro é escolhido pelo parlamento e atua como chefe do governo, cargo responsável por dirigir as atividades de muitas agências e departamentos federais. O presidente é eleito pelos eleitores e supervisiona a política externa e a defesa nacional; ele serve como chefe de estado.

Democracia parlamentar

Nesta forma de governo, os eleitores escolhem representantes em eleições regulares. Uma das maiores democracias parlamentares é a Austrália, embora sua posição seja única. Embora a Austrália seja uma nação independente, ela compartilha uma monarquia com o Reino Unido. A Rainha Elizabeth II serve como chefe de estado e nomeia um governador-geral. A Austrália também tem um primeiro-ministro.

República parlamentar federal

Nesta forma de governo, o primeiro-ministro atua como chefe do governo; ele é escolhido pelos parlamentos nos níveis nacional e estadual, como o sistema na Etiópia.

Democracia parlamentar federal

O partido com a maior representação controla o governo e o gabinete do primeiro-ministro. No Canadá, por exemplo, o Parlamento é composto de três partes: a Coroa, o Senado e a Câmara dos Comuns. Para que um projeto de lei se torne lei, ele deve passar por três leituras seguidas de Real Assent.

Democracia parlamentar autônoma

Semelhante a uma democracia parlamentar; a diferença é que as nações que usam essa forma de governo costumam ser colônias de outro país maior. As Ilhas Cook, por exemplo, operam sob uma democracia parlamentar autônoma; as Ilhas Cook eram uma colônia da Nova Zelândia e agora têm o que é chamado de “associação livre” com a nação maior.

Monarquia constitucional parlamentar

Um monarca serve como chefe de estado cerimonial. Seus poderes são limitados; o poder real em uma monarquia constitucional parlamentar está nas mãos do primeiro-ministro. O Reino Unido é o melhor exemplo dessa forma de governo. O monarca e chefe de estado do Reino Unido é a Rainha Elizabeth II.

Monarquia constitucional parlamentar federal

Na única instância desse governo, a Malásia, um monarca atua como chefe de estado e um primeiro-ministro atua como chefe de governo. O monarca é um rei que serve como o “governante supremo” da terra. As duas casas do parlamento consistem em uma eleita e outra não eleita.

Dependência democrática parlamentar

Nesta forma de governo, o chefe de estado nomeia um governador para supervisionar o ramo executivo de um país que depende da pátria. O governador é o chefe do governo e trabalha com um gabinete nomeado por um primeiro-ministro. Uma legislatura é eleita pelos eleitores. As Bermudas são um exemplo de dependência democrática parlamentar. Seu governador não é eleito pelos eleitores, mas nomeado pela rainha da Inglaterra. Bermuda é um território ultramarino do Reino Unido.

E então, gostou de conhecer mais sobre os tipos de governos parlamentaristas?

Não deixe de ler também – Geografia política: Evolução e principais campos de estudo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.