Atualidades: Entenda o surto de sarampo no Brasil

O aumento abrupto de casos fez a doença se tornar um assunto muito provável de ser debatido em vestibulares, no ENEM e em demais avaliações.

O sarampo é uma doença conhecida desde a Idade Média e estava muito próxima de ser erradicada. Porém, em 2019, as ocorrências de sarampo no mundo cresceram 300% em comparação com o ano de 2018. É por isso que se tornou um assunto muito provável de ser debatido em vestibulares, no ENEM e em demais avaliações.

 

Vale dizer que o sarampo é uma doença perigosíssima, sendo que no início da década de 1990 matava 2,5 milhões de crianças no mundo. É considerada a segunda causa de mortalidade infantil.

Porém, com o desenvolvimento de vacinas e medidas preventivas, os números caíram abruptamente. Tanto que em 2015 foram 134.200 mortes no mundo, uma diminuição representativa.

Sarampo no Brasil – Transmissão e Sintomas

O Brasil tinha o certificado de eliminação do Sarampo conquistado em 2016. Mas perdeu esse título devido a volta de circulação do vírus em território brasileiro. O Sarampo é uma doença causada pelo vírus Measles Morbillivirus.

Sua transmissão se dá através do contato com a pessoa doente quando ela tosse, fala, espirra ou respira próximo das pessoas. A contaminação é rápida e viral.

E os principais sintomas do Sarampo são:

  • Manchas no corpo e no rosto
  • Coceira
  • Febre
  • Tosse
  • Irritação nos olhos
  • Infecção no ouvido

Razões para a volta do sarampo

Por que a volta do Sarampo aconteceu em um mundo cada vez mais globalizado, onde a informação e as vacinas estão mais acessíveis a população.

Alguns fatores importantes podem estar associados a volta repentina dessa doença. Fatores como falha no sistema de saúde, e maior movimentação de migrações em viagens internacionais.

Como é uma doença de fácil e rápido contágio, se a pessoa não estiver realmente imunizada, o contágio é praticamente certo.

Além disso, com a popularização de movimentos anti-vacinas, muitos pais e mães estão abrindo mão de levar seus filhos para vacinar e isso corrobora para o aparecimento e alastramento da doença.

Outro fator importante é a Pandemia de Covid-19 e o medo de pais levarem os filhos para vacinar contra o Sarampo. É de extrema importância procurar uma unidade de saúde para que a criança e os jovens sejam imunizados para frear outras doenças além do Novo Coronavírus.

Leia também: Além do coronavírus: Doenças que são prováveis de cair no ENEM 2020

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.