Atualidades que podem ser pauta no vestibular

Os últimos meses foram marcados por acontecimentos históricos e que foram notícia no Brasil e no mundo. Como de costume, é normal que os próximos concursos e vestibulares contemplem alguns desses temas da atualidade em sua avaliação, inclusive na redação. Por isso, é importante não apenas conhecer superficialmente um fato, mas saber contextualizá-lo com outros conteúdos. Nesse sentido, confira agora as principais atualidades para você ficar preparado para os futuros exames de vestibular.

No foco da notícia

Crise econômica e pandemia

Em primeiro lugar, apresentamos um fato que não poderia ficar de fora dessa lista, que é a pandemia da covid-19. Essa foi uma questão que pegou a todos de surpresa e causou grandes impactos sociais e econômicos em diversos países do mundo. Grandes nações tiveram de fazer um enorme esforço para combater os prejuízos a longo prazo. Além disso, a perda de emprego e a consequente baixa do poder de compra afetou milhões de brasileiros que se viram dependentes de medidas do governo, como o auxílio emergencial.

Educação

No Brasil, após muita polêmica e trocas, finalmente um ministro se firmou na pasta da Educação. No entanto, para muitos, a sua atuação não vem sendo uma das melhores e deixa muito a desejar. A pandemia impactou muito o modelo de ensino tradicional de escolas, universidades e centros técnicos. Isso sem dúvidas acentuou as desigualdades sociais, principalmente no que se refere ao acesso dos alunos à internet e aos materiais didáticos básicos para o ensino a distância.

Vacina

Esse tem sido um tema muito falado no Brasil e no mundo. Há ao menos 165 vacinas sendo testadas pela comunidade médica visando combater a covid-19 com intensidade. A rápida atuação dos pesquisadores tem sido elogiada e apontam para a urgente necessidade da valorização da ciência. Portanto, essa é uma das atualidades que podem aparecer no vestibular.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.