Atualidades: Os 5 países comunistas do mundo

Durante o tempo da União Soviética (1922–1991), os países comunistas podiam ser encontrados na Europa Oriental, Ásia, assim como na África. Algumas dessas nações, como a República Popular da China, por exemplo, se tornaram protagonistas globais por direito próprio.

Outros países comunistas, como a Alemanha Oriental, consistiam essencialmente em satélites da URSS que desempenharam um papel significativo durante a Guerra Fria, mas não existem mais.

Sobre o comunismo

O comunismo é um sistema político e econômico. Na política, os partidos comunistas têm poder absoluto sobre o governo e as eleições são assuntos de partido único.

Na economia, o partido controla o sistema econômico do país e a propriedade privada é ilegal, embora essa faceta do regime comunista tenha mudado em alguns países como a China.

Em contraste, as nações socialistas são geralmente democráticas com sistemas políticos multipartidários. Um partido socialista não precisa se solidificar no poder para que os princípios socialistas – como uma forte rede de segurança social e propriedade governamental de indústrias, assim como infraestrutura essenciais – façam parte da agenda doméstica de uma nação. Ao contrário do comunismo, a propriedade privada tem incentivona maioria das nações socialistas.

A saber, os princípios básicos do comunismo começaram a se articular em meados de 1800 por Karl Marx e Friedrich Engels, dois filósofos econômicos e políticos alemães. Entretanto, não foi até a Revolução Russa de 1917 que uma nação comunista – a União Soviética – nasceu.

Em meados do século 20, parecia que o comunismo poderia substituir a democracia como a ideologia política e econômica dominante. Ainda hoje, apenas cinco países comunistas permanecem no mundo.

Lista dos países comunistas atuais

China

Mao Zedong assumiu o controle da China em 1949 e proclamou a nação como a República Popular da China, um país comunista. A China permaneceu consistentemente comunista desde então, e o país recebeu o nome “China Vermelha” devido ao controle do Partido Comunista.

A China tem outros partidos políticos além do Partido Comunista da China (PCC), e eleições abertas são realizadas localmente em todo o país. Dito isso, no entanto, o PCC tem controle sobre todas as nomeações políticas, e normalmente existe pouca oposição para o Partido Comunista no poder.

À medida que a China se abriu para o resto do mundo nas últimas décadas, as disparidades de riqueza resultantes corroeram alguns dos princípios do comunismo. Em 2004, a constituição do país foi alterada para reconhecer a propriedade privada.

Leia também – Como funciona o sistema de educação na China?

Cuba

Uma revolução em 1953 levou à tomada do governo cubano por Fidel Castro e seus associados. Em 1965, Cuba tornou-se um país totalmente comunista e desenvolveu laços estreitos com a União Soviética.

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos proibiram todo comércio com Cuba. Por causa disso, quando a União Soviética entrou em colapso em 1991, Cuba foi forçada a encontrar novas fontes de subsídios comerciais e financeiros. Isso aconteceu em países como China, Bolívia e Venezuela.

Em 2008, Fidel Castro deixou o cargo e seu irmão, Raúl Castro, tornou-se presidente; Fidel morreu em 2016. Durante o segundo mandato do presidente dos EUA, Barack Obama, as relações entre as duas nações sofreram um relaxamento e as restrições a viagens afrouxadas. Em junho de 2017, entretanto, o ex-presidente Donald Trump reverteu isso e endureceu as restrições de viagens a Cuba.

Laos

O Laos – oficialmente a República Democrática Popular do Laos – tornou-se um país comunista em 1975, após uma revolução apoiada pelo Vietnã e pela União Soviética. O país já havia sido uma monarquia.

O governo do Laos, em grande parte, tem a direção de generais militares que apoiam um sistema de partido único baseado nos ideais marxistas. Em 1988, porém, o país começou a permitir algumas formas de propriedade privada e aderiu à Organização Mundial do Comércio em 2013.

Coreia do Norte

O Japão ocupou a Coreia durante a Segunda Guerra Mundial e, logo após a guerra, o norte do país ficou tomado pela Rússia e o sul pelos americanos. Na época, ninguém pensava que a partição seria permanente, mas a divisão durou.

A Coreia do Norte não se tornou um país comunista até 1945, quando a Coreia do Sul declarou sua independência do Norte, que rapidamente declarou sua própria soberania em troca. Apoiado pela Rússia, o líder comunista coreano Kim Il-Sung se instalou como líder da nova nação.

O governo norte-coreano não se considera comunista, mesmo que a maioria dos governos mundiais o considere. Em vez disso, a família Kim promoveu seu próprio tipo de comunismo com base no conceito de juche (autossuficiência).

Introduzido pela primeira vez em meados da década de 1950, o juche promove o nacionalismo coreano como corporificado na liderança (e na devoção de um culto aos) Kims. Juche se tornou a política oficial do estado na década de 1970 e continuou sob o governo de Kim Jong-il, que sucedeu seu pai em 1994, e Kim Jong-un, que subiu ao poder em 2011.

Em 2009, a constituição do país sofreu alteração para remover todas as menções às ideias marxistas e leninistas, que formam a base do comunismo, e além disso, removeu palavra “comunismo”.

Vietnã

A divisão do Vietnã aconteceu em uma conferência de 1954 que se seguiu à Primeira Guerra da Indochina. Embora com a partição considerada temporária, o Vietnã do Norte se tornou comunista e recebeu apoio da União Soviética, enquanto o Vietnã do Sul se tornou democrático e teve apoio dos Estados Unidos.

Após duas décadas de guerra, as duas partes do Vietnã foram unificadas e, em 1976, o Vietnã como país unificado tornou-se comunista. Como outros países comunistas, o Vietnã, nas últimas décadas, mudou-se em direção a uma economia de mercado que viu alguns de seus ideais socialistas suplantados pelo capitalismo.

Os EUA normalizaram as relações com o Vietnã em 1995 sob o então presidente Bill Clinton.

E então, você conhecia todos esses países comunistas?

Não deixe de ler também – Comunismo x socialismo: Entenda de vez as diferenças entre os dois sistemas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.