Atualidades: Efeitos da intolerância religiosa no Brasil e no mundo

O preconceito de matriz religiosa se faz presente em todos os continentes. Entenda para agregar aos seus estudos

A intolerância religiosa consiste em um problema que se arrasta por séculos. Sua existência faz surgir perseguições com potencial de devastar não só pessoas, mas sociedades inteiras.

Por ser tão atual e importante, o tema sempre surge em questões de vestibulares e do ENEM. Desse modo, vale muito a pena entender seus conceitos e como ocorre no mundo.

Conceito básico

A intolerância religiosa é um termo usado para definir a incapacidade de grupos ou indivíduos a aceitarem a religião ou crença de outras pessoas.

Ela é caracterizada sobretudo pela discriminação, violência física e ideológica, o qualquer ato que prejudique a liberdade de culto.

Esta repressão é consequência de um processo histórico de doutrinação. Mesmo com medidas públicas visando garantir a liberdade de expressão e o culto, o mundo todo ainda sofre com casos de intolerância religiosa.

Intolerância religiosa no mundo

A intolerância religiosa faz parte de uma parte triste da história da humanidade. Através dela, foram causadas guerras e mortes de milhares de pessoas.

Os primeiros a serem perseguidos foram os adeptos do cristianismo, tal perseguição foi promovida pelo Império Romano, que os via como ameaça pela gigante propagação da religião.

No entanto, depois de tornarem-se um religião legal, os cristãos discriminaram pagãos, judeus e muçulmanos.

Um grande exemplo de intolerância religiosa, aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se um dos mais terríveis crimes contra a humanidade, matando milhões de judeus através do holocausto.

Num exemplo mais recente, podemos citar, territórios onde o islamismo é propagado de forma extremista, expulsando ou matando quem não concorda com suas doutrinas.

Em alguns países do Oriente Médio, como no Iraque e Síria, vertentes islâmicas diferentes (Sunitas e xiitas) protagonizam sérios conflitos e guerras civis.

Intolerância religiosa no Brasil

O Brasil é um Estado laico, de acordo com a Constituição Federal de 1988. Desta forma, deve ser uma nação independente, sem interferência de instituições religiosas.

Ou seja, é uma forma de assegurar a liberdade de escolha. Além disso, a intolerância religiosa é considerado crime de ódio.

Entretanto, tal proteção só se tornou possível com a instalação do governo republicano no final do século XIX. Até essa época a religião oficial no Brasil era o catolicismo e as outras religiões banidas.

A intolerância em solo brasileiro, começou com a chegada dos portugueses e a catequização dos índios, que tiveram que renegar suas crenças e tradições.

Nesse sentido, a vinda de escravos africanos posteriormente geraram as mesmas ações. Eles tiveram que renegar suas crenças e cultuar orixás através de santos católicos.

A chegada da imigração alemã e pastores da Igreja Luterana trouxe consigo o confronto ao catolicismo. Com a consolidação da República, entretanto, a liberdade de culto foi mais flexível.

A saber, ainda nos dias de hoje, as religiões de origem africana como a umbanda e o candomblé são vistas com muito preconceito.

Ademais, mesmo com a crescente alta das religiões evangélicas e espíritas, elas também são alvos de intolerância religiosa por parte da população.

Para dar holofote ao tema, que tem extrema importância, criou-se no Brasil o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro.


O tema intolerância religiosa, a saber, pode surgir com tudo no próximo ENEM, assim como em vestibulares. Em concursos de Direito há alguma chance de aparecer na parte de atualidades. Bons estudos!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.