Atualidades: Entenda o contexto histórico da fome na África

A fome na África afeta ao menos 257 milhões de pessoas, segundo dados divulgados em 2019 pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Segundo o órgão desse número 237 milhões vivem na África Subsaariana e o restante 20 milhões no norte da África.

A fome na África poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no ENEM. Por isso vale a pena ficar ligado, veja,

Causas da fome na África

O continente africano é fortemente atingido por problemas políticos, sociais e econômicos. O processo colonial faz parte de um dos fatores que contribuem para o problema. 

Ademais, outros fatores como a concentração de poder, condições climáticas, corrupção nos governos, péssima infraestrutura resultando em baixa produção, população sempre em crescimento, entre outros. 

O povo africano foi atingido em cheio pelo processo de colonização, as riquezas naturais e matérias-primas foram retiradas de seu povo o que contribuiu para o baixo desenvolvimento econômico. 

Além disso, os colonizadores escravizou o povo africano, sobretudo a população mais jovem que foi comercializada, através de um processo conhecido como “tráfico negreiro”. 

O processo de descolonização foi um duro golpe, travando um longo conflito com os colonizadores. Contudo, muitos países após o processo de independência acabou entrando em conflitos internos de grandes proporções, uma verdadeira guerra civil. 

Fome na África – Conflitos

Em síntese, os conflitos no continente africano acontecem por disputas territoriais, golpes de estado, crises políticas, rivalidade entre tribos por conta de questões religiosas ou étnicas, entre outros motivos. 

Podemos destacar como principais conflitos do continente:

  • Sudão e Sudão do Sul
  • Nigéria
  • Ruanda
  • Mali
  • Burundi
  • República Democrática do Congo 
  • Angola
  • Entre outros

Como falamos acima, os conflitos têm diversas motivações, inclusive influências da época da colonização. Os colonizadores dividiram o continente, sem se importar com as diferenças étnicas, culturais e políticas. 

Por conseguinte, essas motivações causaram conflitos internos em diversas nações africanas, gerando uma série de crises humanitárias, econômicas e políticas, levando a morte de milhares de pessoas. 

Problemas e Soluções

Ademais, a crise alimentar acaba agravada pelo crescimento populacional. Para se ter uma ideia em 1950 no continente habitavam 221 milhões de pessoas, em 2009 o número estava próximo de 1 bilhão de pessoas.

Além disso, a África sofre com problemas ambientais, como processos de erosão e desertificação por conta do desmatamento. 

Por fim, a corrupção possui índices avassaladores no continente. Contribuindo drasticamente para o aumento da fome e miséria no continente africano. 

As soluções para o problema surge em debates incisivos em países e organizações que acreditam que uma administração séria e justa dos recursos naturais poderá contribuir para diminuição da fome. 

Outrossim, políticas de combate a corrupção, políticas pacificadoras e investimento em saúde, infraestrutura e educação são fundamentais para que as nações consigam melhorar seus índices e manter uma população saudável. 

Não deixe de ler também – Atualidades: Saiba o que é o Desenvolvimento Sustentável

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.