Atualidades: Entenda o conceito de violência estrutural

A violência estrutural se refere a qualquer cenário em que uma estrutura social perpetue a iniquidade, causando sofrimento evitável.

Ao estudar a temática, enxergamos as maneiras como as estruturas sociais (sistemas econômicos, políticos, médicos e jurídicos) podem ter um impacto desproporcionalmente negativo em determinados grupos e comunidades.

O conceito de violência estrutural nos dá uma maneira de considerar como e de que forma esses impactos negativos ocorrem, bem como o que pode ser feito para reduzir esses danos.

A saber, o termo violência estrutural foi cunhado pelo Johan Gultang, um sociólogo norueguês. Em seu artigo de 1969, “ Violence, Peace and Peace Research”, Gultang argumentou que a violência estrutural explicava o poder negativo das instituições sociais e dos sistemas de organização social entre as comunidades marginalizadas.

Importante separar o conceito dito por Gultang do termo tradicionalmente definido, ou seja, violência física da guerra ou crime.

A saber, tal área pode ser abordada em vestibulares, concursos ou Enem. Conheça melhor sobre essa definição a seguir.

Conceito

A violência estrutural permite análises mais matizadas das forças sociais, culturais, políticas, econômicas e históricas que moldam a desigualdade e o sofrimento. Isso cria uma oportunidade para considerar seriamente o papel de diferentes tipos de marginalização – como por exemplo sexismo, racismo, apetite, preconceito de idade, homofobia e / ou pobreza.

A violência estrutural ajuda a explicar as forças múltiplas e frequentemente cruzadas que criam e perpetuam a desigualdade em vários níveis. Isso tanto para indivíduos quanto para comunidades.

A violência estrutural também destaca as raízes históricas da desigualdade moderna. As iniquidades e o sofrimento de nosso tempo frequentemente se desdobram em uma história mais ampla de marginalização, e essa estrutura fornece um contexto crítico para a compreensão do presente em termos de sua relação com o passado.

Violência estrutural e saúde

Atualmente, o conceito de violência estrutural é amplamente utilizado nos campos da saúde pública, antropologia médica e saúde global. A violência estrutural é particularmente útil para examinar o sofrimento e a desigualdade na esfera da saúde.

Alguns fatores que influenciam os resultados de saúde, como no caso de disparidades de saúde entre diferentes comunidades raciais ou étnicas. Veja:

  1. As consequências do terremoto de 2010 no Haiti
  2. Epidemias de tuberculose em prisões russas
  3. Reconstruindo o sistema de saúde de Ruanda após o genocídio de 1994
  4. Intervenções de HIV / AIDS no Haiti e Lesoto

E então, gostou de conhecer o tema?

Acompanhe também – Racismo estrutural: instituições debatem medidas de autoregulamentação e prevenção à violência racial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.