Atualidades: Diferença entre embaixada e consulado

Devido ao alto nível de interação entre os países em nosso mundo interconectado de hoje, escritórios diplomáticos, como embaixadas e consulados, são necessários em cada país para ajudar e permitir que tais interações ocorram.

Os embaixadores são os representantes dos governos de seus países no exterior em questões entre os dois países. Esses escritórios também oferecem serviços para emigrantes em potencial e viajantes internacionais.

Embora os termos embaixada e consulado passem como sinônimos por muitas vezes, os dois têm diferenças. Conheça a definição para estudar para suas provas de atualidades.

Definição de Embaixada

Uma embaixada é maior e mais importante do que um consulado. Descreve-se como uma missão diplomática permanente, que geralmente se localiza na capital de um país.

Por exemplo, a Embaixada dos Estados Unidos no Canadá está localizada em Ottawa, Ontário. Já a Embaixada do Brasil em Portugal se situa em Lisboa, capital do país.

Uma embaixada tem responsabilidade de representar o país de origem, por lidar com as principais questões diplomáticas (como negociações), assim como por preservar os direitos de seus cidadãos no exterior.

O embaixador é o mais alto funcionário da embaixada e atua como o diplomata-chefe e porta-voz do governo local. Os embaixadores são normalmente nomeados pelo mais alto nível do governo local, como por exemplo o presidente e obtêm a confirmação pelo Senado .

De modo geral, se um país reconhece outro como soberano, cria-se uma embaixada para manter as relações exteriores e prestar assistência aos cidadãos em viagem.

Embaixada x Consulado

Em contraste, um consulado é uma versão menor de uma embaixada e geralmente está localizado nas maiores cidades turísticas de um país, mas não na capital. Na Alemanha, por exemplo, os consulados dos EUA estão em cidades como Frankfurt, Hamburgo e Munique, mas não na capital Berlim. Já a embaixada se situa em Berlim.

Quanto aos consulados do Brasil nos Estados Unidos, há um geral na capital Washington. Além disso, há outros em outras cidades importantes, como por exemplo Los Angeles, Houston, Nova Iorque, Chicago e Boston.

Os consulados (e seu diplomata-chefe, o cônsul) lidam com questões diplomáticas menores, como emissão de vistos, auxílio nas relações comerciais e atendimento de migrantes, turistas e expatriados.

E então, gostou de conhecer mais sobre consulado e embaixada?

Não deixe de ler também – Atualidades: Governos que seguem regime cleptocrático

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.