Atualidades: Dicas de filmes sobre Depressão

A depressão é uma doença que tem ganhado destaque sobretudo nas últimas décadas e tem atingido ano após ano um maior número de pessoas. 

A saber, trata-se de uma doença psiquiátrica crônica e que dentre os principais sintomas podemos destacar a tristeza profunda, perda de interesse, falta de ânimo e oscilações de humor. 

Contudo, muitas vezes o diagnóstico da depressão pode acabar confundida com ansiedade, podendo levar a pensamentos suicidas. 

Dessa maneira, é extremamente importante diagnosticar a doença o mais cedo possível e começar um acompanhamento médico para conseguir livrar-se da depressão. 

Para se ter uma ideia da gravidade, segundo a OMS “Organização Mundial da Saúde” ao menos 300 milhões de seres humanos sofrem com a doença. 

Por isso, selecionamos diversos filmes que demonstram como funciona a depressão e como essa doença pode devastar a vida das pessoas.

Além disso, estudar por filmes tornou-se uma maneira alternativa de estudos para os vestibulares e o Enem. Por isso fique ligado nas dicas, veja!

Dicas de filmes que abordam a depressão

Veja dicas de filmes que selecionamos e abordam a depressão na vida de diversas pessoas:

As faces de Helen

O filme conta a história de Helen, uma mulher que aparentemente possui uma vida perfeita, ou seja, bem sucedida nos negócios e um casamento feliz. 

No entanto, Helen tenta com todas as forças esconder o seu verdadeiro estado de saúde, oriundos da depressão e bipolaridade que acabam vindo à tona com surtos avassaladores. 

Por sorte, Helen conta com a ajuda de amigos e a família para conseguir sair do fundo do poço e voltar a enxergar a vida com beleza. 

As Horas

O filme se passa em três épocas diferentes e mostra a vida de três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. 

Desse modo, o longa mostra a vida de Virginia Woolf em 1923, autora do livro, e que passa por uma crise de depressão e tendências suicidas. 

Já em 1949 vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que vive em Los Angeles.  Ela está planejando uma festa para o marido e não consegue parar de ler o livro. 

A história mais recente é de Clarissa Vaughn, uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard, escritor e ex-namorado que está com Aids e nos últimos dias de sua vida. 

Cake: Uma razão para viver

O filme conta a história de Claire uma mulher que sofre com depressão, além disso possui fortes traumas oriundos de um acidente de carro, assunto que ela não gosta de comentar. 

Contudo, Claire assume que sofre com diversas dores pelo corpo, e por conta disso resolve procurar ajudar em um grupo de apoio. 

Em síntese, ela demonstra suas artimanhas neuróticas e seu lado hipocondríaco, além de ações que mostram seu lado depressivo e isolador. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre depressão?

Não deixe de ler também – Setembro amarelo: Como o suicídio pode ser cobrado no vestibular ou ENEM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.