Atualidades: Confira 5 filmes para discutir racismo e desigualdade social

Já foi comprovado cientificamente que mudar os métodos de estudo é muito eficaz para os resultados positivos. Sendo assim, nada melhor do que estudar e se divertir ao mesmo tempo, não é?

Pensando nisso, selecionamos 5 filmes que abordam racismo e desigualdade social para aumentar seu repertório sociocultural sobre o tema. Confira abaixo nossas dicas!

Branco Sai Preto Fica (2014)

Nossa primeira dica é um filme brasileiro. Apesar de misturar ficção científica e realidade, a obra retrata muito bem a desigualdade social e racial na periferia de Brasília. Assim, o filme traz a história de um jovem que foi vítima de violência policial, após esta invadir o baile dando a ordem “branco sai, preto fica”.

Histórias Cruzadas (2011)

The Help ou Histórias Cruzadas, na tradução brasileira, conta com as estrelas Viola Davis e Octavia Spencer e retrata a história de mulheres negras, empregadas, que acabam abrindo mão de suas próprias famílias para criar filhos de famílias brancas. Desse modo, o filme aborda o racismo e a desigualdade da sociedade dos Estados Unidos nos anos 60. No entanto, a história é contata pela perspectiva de uma jornalista branca, o que é passível de uma boa reflexão crítica.

Eu não Sou seu Negro (2016)

Mais recente, em Eu não Sou seu Negro, a mensagem contra o racismo é emblemática. O filme documental retrata de maneira forte a experiência contemporânea da população negra nos Estados Unidos. Desse modo, o filme expõe que a segregação não perdeu a brutalidade mesmo após anos de luta contra o racismo e a desigualdade no país. 

Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil (2016)

Já em Menino 23, outro filme brasileiro, o enredo conta um pouco sobre o projeto de “higienização” da população do Brasil no período do Governo de Vargas. É retratada, desse modo, a infância de garotos negros retirados de orfanatos para trabalhar em situação análoga à escravidão no interior de São Paulo, sob abusos e maus tratos.

O Ódio que Você Semeia (2018)

Por fim, O Ódio que Você Semeia é um filme adolescente que mostra o drama do jovem negro Khalil Harris, que é baleado por um policial após este achar que o menino estava armado. A única testemunha do ocorrido é uma garota negra, amiga do rapaz, que sofre pressão para não depor no tribunal. O filme traz uma ótima discussão sobre o racismo estrutural.

E aí? Curtiu as dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui para conferir cursos on-line gratuitos.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.