4 filmes para refletir sobre a pandemia de Covid-19

Selecionamos alguns longas que vão proporcionar ótimas discussões sobre o atual momento

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina da maioria das pessoas do mundo. Os impactos em decorrência dela são enormes.

Desse modo, trata-se do tema mais cotado para provas de vestibulares e do Enem. Por isso, vale a pena ficar ligado em assuntos correlatos.

Por isso, separamos alguns filmes que o farão refletir sobre o tema e ajudar no preparo para as avaliações futuras, vamos ver?

Ensaio sobre a Cegueira (2008)

O longa conta a história de uma população atingida por uma epidemia que deixa as pessoas cegas por causa de uma “treva branca”.

No filme, há uma importante reflexão sobre o mau comportamento de algumas pessoas durante a epidemia, deixando de lado conceitos como bondade e solidariedade.

O Enigma de Andrômeda (1971)

A trama narra a história de um satélite espacial que caiu no planeta Terra. Devido a colisão, uma bactéria fatal veio do espaço e começa a fazer diversas vítimas.

Ao mesmo tempo, uma equipe de cientistas trabalha em busca da cura. Eles ficam sabendo que entre os sobreviventes restaram apenas um bêbado e uma criança.

Desse modo, uma solução precisa ser encontrada, antes que a humanidade seja exterminada. No filme fica claro a importância da ciência para vida humana.

A Gripe (2013)

O longa conta a história de um vírus da gripe aviária que sofreu mutação, ele aparece primeiramente no continente asiático.

Em pouco tempo o vírus começa a se espalhar pela população, que apresentam os mesmos sintomas, seu contágio se dá pelo ar e não existe a cura.

Desse modo, os governantes e a população correm contra o tempo para sobreviverem e achar uma solução, visto que o vírus mata em até 36 horas.

No filme é possível notar a dificuldade dos governantes em tomar decisões, além de demonstrar um quarentena com regras extremamente rígidas.

Os 12 Macacos (1995)

O longa de ficção científica conta a história de um condenado no ano de 2035 que é enviado no tempo para descobrir a causa de um vírus que quase exterminou a população da Terra.

Devido o aniquilamento de boa parte do povo, os sobreviventes vivem em abrigos subterrâneos. O filme aborda temas importantes para reflexão como a ciência e a ética.


E então, você já assistiu algum desses filmes? Eles podem trazer ótimas reflexões acerca do momento atual e, assim, ajudar na elaboração de redações e demais materiais.

Leia também – Além do coronavírus: Doenças que são prováveis de cair no ENEM 2020

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.