Atualidades: 3 filmes para saber mais sobre xenofobia

A xenofobia pode ser definida como a aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros. Nesse sentido, esse problema pode ocorrer em diversas escalas. Atualmente, a questão da xenofobia tem se agravado cada vez mais, afetando diariamente a vida de imigrantes e de pessoas refugiadas.

Por isso, esse é um tema bastante atual e que pode aparecer de alguma maneira nos vestibulares tradicionais ou na prova de redação do Enem. Pensando nisso, selecionamos três filmes ótimos para saber mais sobre o assunto e ampliar o seu poder de discussão. Confira a lista!

1. Era o Hotel Cambridge (2016)

O longa de Eliane Caffé é uma obra documental que retrata a luta dos refugiados por moradia na cidade de São Paulo. Desse modo, o filme mostra como é ser refugiado no Brasil e os problemas enfrentados por eles, que vão desde a questão da língua e o desemprego até a xenofobia.

2. O Visitante (2007)

O filme O Visitante, por sua vez, é uma obra ficcional. A obra conta, então, a história de um professor que precisa viajar para uma conferência em Nova York (EUA) e decide se acomodar em um antigo apartamento que mantém na cidade. No entanto, ao chegar no seu imóvel, ele se depara casal de imigrantes ilegais, formado pelo sírio Tarek (Haaz Sleiman) e a senegalesa Zainab (Danai Jekesai), que se abrigam em sua antiga morada.

3. Território Restrito (2009)

Outra história ambientada nos Estados Unidos é a do filme Território Restrito. Apesar de ter caráter ficcional, a obra retrata acontecimentos que são bastante reais para os imigrantes. Nesse sentido, o filme mostra as dificuldades de diferentes grupos: iranianos, muçulmanos, uma australiana, um judeu, uma criança nigeriana e coreanos. Desse modo, a questão da xenofobia aparece em diversas cenas que evidenciam o choque cultural.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Veja O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem.
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.