O armazenamento de carbono evitaria que as emissões generalizadas de dióxido de carbono continuassem a causar e agravar as mudanças climáticas, e seus defensores dizem que é mais barato do que mudar de combustíveis fósseis para formas de energia renovável como a energia solar.
Entretanto, o processo aumenta a quantidade de energia exigida pelas usinas, e a maioria dos especialistas concorda que o armazenamento de carbono deve ser usado apenas como uma solução transitória.
A captura e o armazenamento de carbono exigiriam um investimento significativo em usinas de energia que queimam combustíveis fósseis e permitiriam que a destruição ambiental causada pela mineração de carvão continuasse no futuro.
Armazenar carbono no oceano tem suas próprias desvantagens. Conforme o dióxido de carbono reage com a água, ele forma ácido carbônico.
Isso pode piorar a acidificação dos oceanos, que mata a vida marinha, como corais e espécies comestíveis de peixes que constituem a maior parte do suprimento mundial de alimentos.
Mesmo quando o dióxido de carbono é bombeado a grandes profundidades, pode não demorar muito para que ele seja liberado de volta à atmosfera.
Os fortes ventos causados pela mudança climática estão misturando as águas dos oceanos, fazendo com que o dióxido de carbono suba para a superfície das profundezas do oceano.
Os críticos do armazenamento de carbono também estão preocupados com a possibilidade de vazamentos de dióxido de carbono de espaços de armazenamento subterrâneos.
Vazamentos que ocorrem naturalmente podem ser extremamente destrutivos, matando humanos e animais, e se o armazenamento de carbono se tornar uma solução comum, esses vazamentos podem aumentar em frequência e gravidade.
Mesmo quando equipados com válvulas sem retorno, os tubos de injeção de carbono podem quebrar com o tempo, permitindo que os gases voltem à superfície.
Uma solução para os problemas associados ao armazenamento de carbono é encontrar usos para o carbono capturado.
A captura e a utilização do carbono podem ser mais economicamente viáveis do que o armazenamento, transformando o dióxido de carbono capturado em novos produtos valiosos, como bio-óleos, fertilizantes, produtos químicos e combustíveis.
E então, o que achou do conteúdo?
Leia também – Atualidades: Entenda o armazenamento de carbono