Enem e Vestibular

Atualidades: o que é o turismo espacial?

Turismo Espacial: um resumo sobre o tema

O termo “turismo espacial” se refere à oferta de serviços de voos para o espaço por determinadas empresas privadas.  O tópico ganhou grande visibilidade devido à viagem de Jeff Bezos, fundador da Amazon, para o espaço, em julho de 2021. 

Assim, é muito provável que questões de atualidades das mais variadas provas (com um destaque para o ENEM) abordem esse tema e outros tópicos ligados à ele.

Vamos conhecer, a seguir, um pouco mais sobre o turismo espacial.

Turismo Espacial: o que é?

O termo “turismo espacial” se refere ao ato de realizar viagens ao espaço com o único propósito de obter lazer/fazer turismo. 

A atividade, que não é realizada com fins científicos, é destinada a pessoas extremamente ricas, uma vez que uma única viagem chega a custar milhões de dólares.

Turismo Espacial: contexto

O turismo espacial é uma atividade muito recente. O primeiro registro de atividade desse tipo foi realizado no ano de 2001, quando Dennis Tito foi para o espaço buscando somente lazer.

Porém, o turismo espacial ganhou grande atenção no ano de 2021. Isso porque, dois bilionários decidiram investir em empresas privadas para poder passar alguns minutos no espaço. 

O primeiro deles foi Richard Branson, que realizou um voo denominado de “suborbital” por intermédio da empresa Virgin Galactic, especializada nesse tipo de serviço.

O segundo bilionário foi Jeff Bezos, fundador da Amazon, que decolou no dia 20 de julho de 2021. 

Bezos fundou a sua própria empresa de turismo espacial, a Blue Origin. O bilionário partiu a bordo da cápsula New Shepard, ao lado de outras três pessoas.

Turismo Espacial: impactos

O turismo espacial gerou grandes debates entre especialistas e cientistas. Isso porque, muitos afirmam que esse tipo de atividade poderia impactar negativamente o planeta: o lançamento de foguetes com frequência ao espaço poderia agravar ainda mais a destruição da camada de ozônio e, consequentemente, do aquecimento global. 

Assim, o clima do planeta Terra poderia ser o principal afetado pela expansão desse tipo de atividade.

Porém, outros especialistas afirmam que a atividade poderia ser também benéfica, uma vez que a tecnologia desenvolvida para aplicação no turismo espacial poderia ser aplicada em diversas outras áreas do conhecimento humano.