O Desastre de Brumadinho ocorreu no ano de 2019, com o rompimento de uma barragem pertencente à Vale.
Sendo um fato extremamente recente, é muito provável que esse desastre apareça nos principais vestibulares do país e na prova do ENEM, especialmente nas questões de atualidades.
Assim, é fundamental que você domine as principais características desse assunto, garantindo, assim, um alto desempenho em suas provas.
O termo “desastre de Brumadinho” se refere ao rompimento da barragem da Vale, empresa mineradora, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. O acidente ocorreu no dia 25 de janeiro de 2019.
O desastre em Brumadinho ocorreria quatro anos depois de outra tragédia ocasionada por um rompimento: a tragédia de Mariana.
Uma barragem é uma grande estrutura projetada com o objetivo de conter o acúmulo de substâncias líquidas e sólidas vindas do processamento de minérios. A Vale, considerada uma das maiores empresas mineradoras de todo o mundo, é responsável por cerca de 124 barragens no Brasil e 82% delas estão localizadas no estado de Minas Gerais.
A Vale era a responsável pela Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, na cidade de Brumadinho, que rompeu em 2019. A barragem foi construída no ano de 1976 e apresentava, sendo os seus diretores, declarações de estabilidade que atestavam a sua segurança. Até hoje não se sabe com certeza as causas do rompimento.
Porém, os mais de 11 milhões de metros cúbicos de rejeitos que existiam na barragem se transformaram em uma lama que destruía o caminho por onde passava. Outro agravante do acidente é que, no momento do acidente, o alarme não funcionou, contribuindo para o grande número de mortos, uma vez que nem ao menos os funcionários puderam se preparar para enfrentar a avalanche de dejetos.
A equipe de resgate confirmou que o rompimento da barragem em Brumadinho foi o responsável por ocasionar cerca de 259 mortes. Ainda, o acidente causou um gravíssimo impacto no meio ambiente. Podemos citar, por exemplo, a destruição de parte da Mata Atlântica local, a morte de diversos animais silvestres e a destruição de mais de 140 hectares de área verde que foram atingidos pela lama.
Um dos afluentes do importante rio São Francisco, o rio Paraopeba, também foi afetado: com o acidente, a sua a água se tornou imprópria para consumo. É válido destacar que o Paraopeba era muito utilizado pelos moradores da região e também pela economia local.
Ainda, milhares de habitantes de Brumadinho e arredores foram obrigados a sair de suas casas devido à impossibilidade de continuar a viver no local.