O problema da fome no Brasil não surgiu nas últimas décadas: ele existe há muitos séculos.
Porém, os números continuam aumentando a cada ano segundo as estatísticas do IBGE e, nesse momento, não há perspectiva para uma melhora no quadro da fome no Brasil.
Dessa maneira, para te ajudar a entender o problema que pode cair em questões de atualidades das principais provas do país, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre o fenômeno. Vamos conferir.
Nos dias de hoje, existem mais de 19 milhões de pessoas no Brasil que passam a noite sem saber o que comerão no próximo dia. Esse fenômeno recebe o nome de insegurança alimentar e afeta a população que vive em situações de extrema pobreza.
Sem dúvida, a pandemia causada pelo novo coronavírus agravou a situação a partir do momento em que impôs o isolamento, impedindo que determinados grupos de pessoas saíssem para as ruas tanto para trabalhar em seus empregos quanto para buscar novas oportunidades.
O auxílio emergencial criado pelo governo federal minimizou a situação de fome pela qual passou a maioria dos brasileiros. Porém, ainda assim, a limitação do benefício por problemas de orçamento fez com que a fome afetasse muitos brasileiros.
A fome não é um fenômeno exclusivo do Brasil: diversos países do mundo sofrem com esse problema na atualidade.
A ONU, Organização das Nações Unidas, recomenda algumas atitudes que podem, no decorrer do tempo, diminuir o problema da fome.
Não desperdiçar comida está entre essas atitudes recomendadas: todas as pessoas devem realizar o aproveitamento completo dos alimentos para evitar que uns possam comer e outros não.
Ainda, produzir mais com menos deve ser a meta daqueles que plantam e colhem, já que essa atitude poderá otimizar a produção nas lavouras.
Por fim, a preparação de refeições que não necessitam de grandes elaborações, mas sim de ingredientes nutritivos auxiliará na diminuição da fome desde que sejam preparadas rapidamente, com recursos naturais e com ingredientes da época.