Muito se fala sobre Direitos Humanos. Está presente nas notícias do dia a dia, nos livros, nas apostilas, nas aulas, assim como na rotina cotidiana. Afinal, se referem às determinações que nos protegem contra atos que ferem a honra e a dignidade.
Mas apesar de ser um tema super debatido, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os seus conceitos e suas características.
Por aparecer constantemente em questões de vestibulares e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), assim como em concursos públicos, trouxemos um panorama para você conhecer.
Para entender a proclamação dos direitos humanos, precisamos voltar no tempo e entender o contexto pós Segunda Guerra Mundial.
Com a invasão das tropas aliadas adentrando territórios nazistas e presenciando o horror humanitário, sobretudo pelo holocausto e seus terríveis campos de concentração.
Vale frisar que ao contrário do que sabemos hoje em dia sobre essa época de terror nazista. As suas práticas de extermínio no Terceiro Reich comunidade internacional.
O que se sabia sobre o governo autoritário de Adolf Hitler girava em torno da perseguição de certos povos. Como por exemplo:
Porém, o holocausto e todo seu terror não era, de fato, algo de conhecimento público. Logo após o fim da Segunda Guerra ocorre a exposição do holocausto e de seus terríveis campos de concentração, o que choca o mundo todo.
Com isso, a ONU (Organização das Nações Unidas), que na época tinha pouco tempo desde a sua criação, decide criar um instrumento jurídico que proteja os direitos considerados fundamentais para qualquer pessoa.
Diante deste cenário em 1948 a ONU proclama a Declaração Internacional dos Direitos Humanos e afirma que “direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição”.
A ONU ainda cita as características mais importantes dos direitos humanos, que podem ser acessadas por meio de seu site oficial.
Veja as principais características: