As queimadas no Pantanal em 2020 ficaram marcadas negativamente na história do Brasil e destruiu boa parte desse bioma, prejudicando severamente a fauna e flora da região.
A saber, o Pantanal possui uma área imensa de biodiversidade dividida com outras nações, contudo, ? dele está presente no território brasileiro.
Por isso, o assunto poderá aparecer nas provas de concursos públicos, vestibulares e no Enem, sobretudo no caderno de atualidades ou até mesmo como proposta de redação.
Dessa maneira, se você quer saber tudo sobre as queimadas no Pantanal em 2020 e como o tema pode ser abordado em futuras avaliações, acompanhe o artigo e fique por dentro!
No ano de 2020 o Pantanal sofreu severamente com queimadas que destruíram cerca de 20% desse bioma. A saber, as principais causas dos incêndios estão ligadas a ordem natural e a ações do homem.
Vale destacar que em países de clima tropical como o Brasil, nas estações outono e inverno o clima tende a ficar mais seco. Por conta disso a umidade relativa do ar cai, podendo acontecer incêndios por causas naturais.
Contudo, o INPE “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais” diz que a maioria dos incêndios no Pantanal não são causados por ordem natural. Ou seja, acontecem por ações de seres humanos.
Em síntese, pode-se afirmar que boa parte dos incêndios acontece devido às ações de agropecuaristas que colocam fogos em seus terrenos para preparar o local para receber a agropecuária e pecuária extensiva.
No entanto, o fogo vai além dos limites de suas propriedades e como consequência espalha-se por uma área muito maior do que aquela para o preparo de atividades comerciais.
O Pantanal acabou severamente afetado pelas queimadas de 2020, sendo um dos maiores da história, afinal perdeu-se cerca de 20% do seu bioma.
Contudo, podemos destacar como as principais consequências das queimadas do Pantanal:
E então, gostou de saber um pouco mais sobre as queimadas no Pantanal?
Não deixe de ler também – Brasil Colônia: 5 filmes que abordam esse período.