Algumas ações, por mais inofensivas que possam parecer, podem atrapalhar o desenvolvimento da carreira e nem nos damos conta disso. Por isso, reunimos algumas considerações sobre essa temática para que você, junto de nós, possa refletir sobre o tema e, quem sabe, pensar em mudanças positivas. Vamos lá?
São diversas as atitudes que podem atrapalhar o desenvolvimento da carreira. Algumas podem ter um peso maior, enquanto outras talvez não impactem tanto assim.
De todo modo, é importante também considerarmos que cada caso é único. Cada pessoa possui uma jornada de trabalho e uma história de vida. Portanto, avaliar quais atitudes podem estar estagnando a carreira é algo que deve acontecer de forma singular e subjetiva.
Embora existam pontos que possamos analisar em conjunto, lembre-se de que o autoconhecimento deve acontecer de dentro para fora, e não o contrário, certo?
Dito isso, vamos às considerações:
Sem dúvidas, a procrastinação pode atrapalhar o desenvolvimento da carreira. Se você soma esse comportamento com a preguiça, o problema pode se tornar uma verdadeira bola de neve.
Afinal, vamos deixando para depois aquelas atividades que, na prática, parecem simples, mas no agregado podem se transformar em um “problemão”.
Sendo assim, o aconselhável é buscar vencer a preguiça e agir o quanto antes. Se a sensação de fadiga não tem relação com questões de saúde, então é hora de agir sem pensar nas desculpas para pausar algo.
Às vezes, caímos no erro de negociar demais com nós mesmos. Pense nisso.
O perfeccionismo também pode atrapalhar o desenvolvimento da carreira. Isso porque ele é traiçoeiro e pode nos fazer perder muito tempo em ações que, na prática, nem fazem tanto sentido assim.
Dessa forma, assim como há quem procrastine por preguiça, também há quem acabe procrastinando por conta do perfeccionismo: a pessoa tenta “lapidar” a tarefa cada vez mais, perdendo tempo.
A falta de estudos é um grande problema na vida de muitas pessoas. E não, não estamos falando apenas dos estudos longos, em graduações, por exemplo… Estamos falando de estudos que podem ser relacionados a pequenos cursos, workshops, eventos, etc.
Quando uma pessoa simplesmente crê que sabe muito de um tema e não busca aprender mais sobre ele, as chances de isso atrapalhar o desenvolvimento da carreira são muito grandes – para não dizer “certeiras”.
O isolamento profissional também pode ser um problemão! Sabe por quê? Porque graças a ele as pessoas podem não desenvolver o networking, fechando-se em trabalhos remotos que “escondem” o profissional.
Assim, quando houver um contratempo no trabalho, será difícil encontrar auxílio em outros profissionais, não acha?
Se você não tiver nenhum tipo de objetivo ou plano, como poderá construir um futuro promissor no trabalho? Como poderá fugir da aleatoriedade e focar no que realmente faz sentido para você?
Por isso, considere traçar um plano com metas claras e que permita que você mensure o seu crescimento. Isso poderá ajudá-lo e evitar que a aleatoriedade acabe atrapalhando o desenvolvimento da carreira.