Saber o que pode atrapalhar a qualidade do sono, e quais hábitos antes de dormir podem não ser tão interessantes, é muito importante para cultivar bons hábitos e aumentar o bem-estar.
Pensando nisso, trouxemos alguns apontamentos importantes para você levar em conta na hora de se preparar para a sua noite de descanso. Confira!
A qualidade do sono pode ser impactada pelos nossos hábitos, especialmente os noturnos. Fatores como alimentação pesada, excesso de telas e estímulos e até mesmo preocupações podem “roubar o nosso descanso”. Veja algumas considerações e comece a criar uma higiene e rotina de sono mais efetiva:
Se você costuma consumir alimentos muito pesados à noite, cuidado. Esse hábito também pode atrapalhar a qualidade do sono, uma vez que a digestão poderá ficar mais lenta, causando mal-estar ou reduzindo a qualidade do sono como um todo, por dificuldade de adormecer ou pelo fato de o sono poder ficar leve demais.
A falta de rotina também pode ser um problema que atrapalha a qualidade do sono. Isso porque o nosso corpo é orgânico, e temos o chamado “relógio biológico” que nos ajuda a dormir melhor.
Afinal, quando criamos uma rotina de dormir e acordar no mesmo horário, nosso corpo se adapta a essa realidade e tende a adormecer mais rapidamente e acordar mais disposto.
Em contrapartida, a ausência da rotina pode deixar o organismo um pouco “confuso”, atrapalhando o momento de adormecer e fazendo com que de manhã seja muito difícil levantar. Fique de olho.
Usar o celular minutos antes de dormir também pode ser ruim. A mente pode ficar desperta, além de que a qualidade dos conteúdos consumidos podem causar:
Portanto, considere a possibilidade de não usar o celular antes de dormir. O mesmo vale para o computador, tablet, games e televisão, ok?
Um ambiente com ruídos excessivos, mesmo que pareçam “baixinhos”, também pode atrapalhar a qualidade do sono. Portanto, fique atento aos ruídos presentes no seu quarto, e aposte em estratégias que possam minimizá-los.
Por exemplo, se você não dorme no mesmo horário que os demais familiares, considere fazer algum tipo de isolamento acústico. Inclusive, painéis com plantinhas podem ajudar nesse tipo de efeito.
Infelizmente, uma vida pouco ativa também pode atrapalhar a qualidade do nosso sono. Afinal, não é novidade para ninguém que uma vida ativa pode promover muitos benefícios, inclusive, melhorar a qualidade do sono.
Quando praticamos exercícios físicos, também gastamos mais energia ao longo do dia, o que pode nos ajudar a adormecer mais rapidamente.
Além disso, os exercícios auxiliam na redução do estresse e ansiedade, o que minimiza as chances de “perdermos o sono” por conta de preocupações, por exemplo.
Cada organismo é único. A qualidade do sono também pode estar associada a outros fatores importantes. Por isso, se você sente que a qualidade do seu sono tem sido muito ruim, considere investir em hábitos saudáveis e jamais deixe de buscar ajuda médica.
Às vezes, algumas condições de saúde, que vão além dos hábitos e estilo de vida, podem provocar a falta de sono, sono leve, etc. Portanto, não deixe de buscar ajuda profissional. Afinal, a qualidade do sono impacta em praticamente todas as esferas de nossas vidas. Cuide-se!