Saber o que atrapalha a produtividade é uma forma de impedir que determinadas situações aconteçam com frequência na nossa rotina. Claro que não podemos ficar totalmente imunes à baixa produtividade, pois são muitas variáveis envolvidas com ela.
Porém, ter um conhecimento claro de alguns dos gatilhos dessa situação pode nos ajudar a proporcionar, a nós mesmos, uma organização diária mais efetiva.
Vejamos, a seguir, algumas considerações nesse sentido.
São diversas as situações que podem atrapalhar a produtividade. Inclusive, sugerimos que você faça uma verdadeira autoanálise pensando nisso: analise a última vez que você percebeu que a sua produtividade caiu. Agora, tente se recordar das situações que aconteceram naquele dia, tentando compreender quais gatilhos podem ter provocado a baixa produtividade.
Assim, você poderá ter uma visão mais clara de quais fatores podem atrapalhar o seu foco no trabalho. Além disso, considere avaliar a refletir de acordo com as nossas considerações abaixo:
As conversas paralelas no trabalho podem ser um verdadeiro “tiro no pé” quando pensamos no que atrapalha a produtividade. Apesar de a interação com os colegas ser saudável e muito interessante, devemos reservar momentos específicos para isso, impedindo que o outro se sinta autorizado a interromper o nosso fluxo de pensamento o tempo todo.
Além desse tipo de situação, avalie quais outras distrações também costumam fazer parte da sua rotina, como: cafezinhos exagerados, visitas às redes sociais, mensagens trocadas em app, e assim por diante.
A falta de descanso também atrapalha a produtividade. Se não cuidarmos do nosso descanso, poderemos perder o foco com facilidade, vivenciar episódios de exaustão e ter mais dificuldade para resolver determinados problemas. Logo, nosso rendimento pode ser prejudicado.
Sendo assim, sugerimos que você inclua pequenas pausas na sua rotina (sem exagero), para que a sua mente possa descansar por alguns instantes antes de voltar à ativa.
O excesso de atividades é outro problema que merece atenção. Embora algumas pessoas acreditem que ser produtivo é fazer mil coisas ao mesmo tempo, na realidade, a produtividade está mais associada com fazer o que deve ser feito, em um tempo hábil, e sem ter que passar por muitos sufocos.
Dessa maneira, quando pensamos no que atrapalha a produtividade, podemos cogitar o fato de que o excesso de atividades nos impede de ter uma rotina equilibrada e interessante. Por isso, cuidado com a postura de querer “abraçar tudo”, ok?
Por fim, o perfeccionismo também pode atrapalhar a sua produtividade. Afinal, o fato de tentar lapidar algo, cada vez mais, faz com que você acabe investindo um tempo desnecessário em algo que já está bom.
Vale lembrar que não existe perfeição, portanto, não adianta ficar “lustrando” um trabalho, pois ele nunca ficará impecável como você gostaria. E tudo bem.
Além do mais, o perfeccionismo pode estar associado à procrastinação das entregas, que pode resultar em prazos furados e uma imagem profissional manchada.
Fique atento a esses fatores e bom trabalho para você!