Entrevista de emprego: a desburocratização do recrutamento e seleção gera oportunidades aos candidatos 

Entrevista de emprego: a desburocratização do recrutamento e seleção gera oportunidades aos candidatos. Veja dicas importantes!

O preparo do candidato para entrevista de emprego pode ser multifatorial e também um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Entrevista de emprego: a desburocratização do recrutamento e seleção gera oportunidades aos candidatos 

A era digital modificou o fluxo de muitos processos empresariais, dentre os quais está o processo de recrutamento e seleção. Na atualidade, muitas empresas trabalham com a desburocratização do processo seletivo por meio de uma entrevista de emprego focada na objetividade da vaga e nas habilidades soft skills.

As habilidades sociocomportamentais e os resultados empresariais  

Visto que dada a volatilidade do mercado, a maneira como o profissional se direciona em questões sociocomportamentais implica diretamente nos resultados empresariais. Sendo assim, cabe ao candidato entender essa dinâmica e utilizá-la para favorecer o seu comportamento durante a entrevista de emprego. É muito importante que o candidato seja objetivo em suas respostas e aberto em sua postura.

Evite excessos e equilibre a sua postura

Dessa forma, sugerimos que não mantenha os braços cruzados; não utilize uma linguagem excessivamente formal ou excessivamente coloquial na sua narrativa; mantenha contato visual com o gestor da área; trabalhe sua respiração para que consiga controlar seu tom de voz de uma maneira natural.

Situações concretas e as suas competências profissionais

Além disso, também é muito útil que você consiga levar para uma situação de entrevista de emprego situações concretas que corroborem sua postura. Ou seja, leve suas sugestões, melhorias e projetos feitos por você em sua passagem por empregos anteriores.

Não esconda o seu potencial durante o processo seletivo

Você pode levar a situação de forma integral, demonstrando seu senso de urgência, trabalho em equipe e proatividade. Certamente, essa condução pode fazer com que a entrevista de emprego evolua de forma natural. Visto que você estará evitando um comportamento autossabotador que esconde o seu potencial.

Transmita uma mensagem profissional por meio de sua linguagem direta e de sua linguagem não verbal

Esses pontos são adaptáveis a sua objetividade, personalidade e cultura empresarial. Entretanto, são pontos importantes para que você direcione o seu comportamento transmitindo uma mensagem profissional por meio de sua linguagem direta e de sua linguagem não verbal.

Não saia da entrevista de emprego com dúvidas

Faça uso do espaço que é cedido ao candidato para tirar dúvidas. Pergunte sobre a vaga, horário, benefícios, plano de carreira etc. Certamente, esse é um ponto relevante, visto que a análise sobre a compatibilidade da vaga deve ser feita por todos os envolvidos e não somente por uma das partes. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.