Colocar em prática atividades que combatem o estresse pode ser um caminho promissor para elevar a qualidade de vida. Afinal, uma coisa é fato: a correria do dia a dia, às vezes, “rouba” a nossa paz e faz com que o estresse acabe se instaurando em nós.
Por isso, pensar em formas de driblar as sensações negativas – sem negá-las, mas amenizando-as – pode ser um bom caminho.
Neste texto, descrevemos algumas atividades que podem ajudar nesse objetivo de se sentir mais tranquilo no dia a dia.
Se você procura por atividades que combatem o estresse e que sejam fáceis de implementar na rotina, temos uma boa notícia! Existem coisas simples que podem ser feitas com o propósito de aumentar o bem-estar e a qualidade de vida, relaxando a mente e o corpo. Veja o que pode ser feito:
As atividades artísticas, como pintar, desenhar, fazer artesanato e decorar ambientes, podem ser bem-vindas quando pensamos em combater o estresse. Elas podem nos ajudar a expressar os nossos sentimentos e emoções, ao mesmo tempo em que distraem os pensamentos, pois podemos focar nos detalhes da nossa arte, ao invés de ficar apenas refletindo sobre os fatores que provocam estresse no dia a dia.
Obviamente, nem todas as pessoas gostam de “colocar a mão na massa”, por isso, cabe a você testar essa possibilidade.
A jardinagem também é uma das atividades que combatem o estresse! Ela nos ajuda a desconectar a mente dos problemas à nossa volta, ao mesmo tempo em que proporciona um contato a mais com a natureza.
Esse contato ajuda a reduzir o estresse pois é uma forma de proporcionar mais relaxamento e bem-estar para o corpo e para mente. Afinal, quem nunca se sentiu bem ao ter a oportunidade de observar uma bela paisagem, não é mesmo?
Além disso, a interação com as plantinhas, com o passar do tempo, pode ser um verdadeiro hobby.
Dançar e movimentar o corpo, por meio de exercícios físicos divertidos, também são atividades que combatem o estresse. Isso porque a prática de atividades físicas proporcionam a liberação de hormônios que causam bem-estar e prazer. Logo, é uma forma de reduzir a carga de estresse e aumentar as sensações boas no organismo.
Outro ponto positivo das práticas nesse sentido é o gasto energético que nos ajuda a dormir melhor – e dormir bem também é importante para a saúde mental.
Por fim, escrever sobre como você se sente, especialmente nos momentos de estresse, ou construir um diário para colocar em palavras os seus sentimentos e emoções diários, são medidas que ajudam a combater o estresse.
Isso porque torna-se possível compreender melhor o que se sente e porque se sente. Consequentemente, quando entendemos esses dois pontos, podemos encontrar caminhos para lidar com os “problemas”, equilibrando as emoções.
Faça o teste! 🙂