REDE 5G: Mais 100 municípios terão a faixa de 3,5 GHz disponível para ativação

O avanço da tecnologia 5G no Brasil está se mostrando cada vez mais promissor. A partir do dia 28 de agosto de 2023, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 100 municípios.

Essa decisão, tomada em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), representa um importante passo para a expansão da tecnologia no país.

O crescimento do 5G no Brasil

Com essa nova deliberação, o total de municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações de 5G standalone chegará a 1.812. Essa é uma conquista significativa, e o trabalho de antecipação da liberação da faixa continuará nos próximos meses, acompanhando o avanço das ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Para facilitar o acompanhamento dos municípios liberados, o GAISPI disponibiliza um painel de dados apresentando os municípios em que a faixa de 3,5 GHz já se encontra liberada, assim como o planejamento aprovado pelo GAISPI para as próximas liberações. O acesso a essas informações pode ser feito através do painel de dados da Anatel.

Implantação das Redes 5G

É importante ressaltar que a liberação da faixa de 3,5 GHz não significa que as redes do 5G serão instaladas imediatamente nas localidades contempladas. A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades dependerá do planejamento individual de cada prestadora.

Essa decisão tomada pelo GAISPI segue as diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a EAF já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Adaptação dos Equipamentos

É válido destacar que quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisará adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento junto à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

Para realizar a adaptação, é fundamental realizar o agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado, ou através do telefone de contato 0800-729-2404.

Acompanhando a Expansão do 5G

Os municípios que já tiveram a faixa de 3,5 GHz liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel, acessíveis pelos seguintes links:

  • Painel de Liberação e Planejamento 3,5 GHz
  • Painel de Estações do Serviço Móvel Pessoal
  • Painel de Certificação de Celulares em 5G

A Lista dos Municípios Contemplados

Confira abaixo a lista com os 100 municípios em que as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz:

UFMunicípio
RSÁgua Santa
RSAgudo
RSAlmirante Tamandare do Sul
RSAlpestre
RSAratiba
RSArroio do Tigre
RSArroio Grande
RSAugusto Pestana
RSBarra do Rio Azul
RSBarracao
RSBoa Vista do Cadeado
RSBoa Vista do Incra
RSBossoroca
RSCacique Doble
RSCapao do Cipo
RSCerrito
RSCharrua
RSChui
RSCoqueiros do Sul
RSDona Francisca
RSEncruzilhada do Sul
RSErnestina
RSEstrela Velha
RSFaxinal do Soturno
RSFloriano Peixoto
RSFortaleza dos Valos
RSHerval
RSHulha Negra
RSIbarama
RSIbiaça
RSIbirapuita
RSIrai
RSItacurubi
RSItatiba do Sul
RSJacuizinho
RSJacutinga
RSJoia
RSLagoa Bonita do Sul
RSLavras do Sul
RSMaçambara
RSManoel Viana
RSMarau
RSNao-Me-Toque
RSNicolau Vergueiro
RSNova Esperança do Sul
RSNova Palma
RSPaim Filho
RSParaiso do Sul
RSPedro Osorio
RSPinhal Grande
RSPiratini
RSPontao
RSQuarai
RSRestinga Seca
RSRonda Alta
RSSalto do Jacui
RSSananduva
RSSanta Cecilia do Sul
RSSanta Margarida do Sul
RSSanta Vitoria do Palmar
RSSanto Antonio do Planalto
RSSanto Expedito do Sul
RSSao Francisco de Assis
RSSao Joao da Urtiga
RSSao Joao do Polesine
RSSao Jose do Ouro
RSSao Miguel das Missoes
RSSobradinho
RSTapejara
RSTio Hugo
RSTupanci do Sul
RSVictor Graeff
RSVila Langaro
SCAbelardo Luz
SCÁgua Doce
SCArabuta
SCBom Jesus
SCCalmon
SCCunha Pora
SCCunhatai
SCFormosa do Sul
SCIpuaçu
SCIpumirim
SCIrani
SCIrati
SCIta
SCLebon Regis
SCLindoia do Sul
SCMatos Costa
SCModelo
SCOuro Verde
SCPaial
SCPalmitos
SCPassos Maia
SCPonte Alta do Norte
SCPonte Serrada
SCSanta Cecilia
SCSantiago do Sul
SCSao Domingos
SCSeara

Com a expansão do 5G em mais 100 municípios brasileiros, ficamos cada vez mais perto de uma revolução nas comunicações. Essa tecnologia promete trazer velocidade, capacidade de conexão e baixa latência, impulsionando o desenvolvimento de áreas como saúde, indústria, agricultura, entre outras. Com a disponibilidade da faixa de 3,5 GHz, essas localidades poderão entrar na era da conectividade de quinta geração, abrindo portas para um futuro ainda mais digital e inovador.

O Brasil está avançando na implantação do 5G e caminhando rumo a um futuro mais conectado. Com a liberação da faixa de 3,5 GHz em mais 100 municípios, a expectativa é que a tecnologia possa ser explorada em sua plenitude, trazendo benefícios para a economia, a sociedade e a qualidade de vida dos brasileiros. Acompanhe as próximas novidades e fique por dentro desse avanço tecnológico que está transformando o país. O futuro é 5G!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.