Dedicar tempo aos estudos tem sido bastante desafiador, principalmente com a necessidade da quarentena e do distanciamento social. Aprender a distância é uma experiência nova para a maioria dos estudantes e isso cria ainda mais obstáculos. Porém, uma simples mudança de hábitos pode ser eficiente para potencializar o desempenho nas tarefas.
Veja abaixo alguns das principais atitudes que comprometem o aprendizado!
Preparação é fundamental. Ter um bom planejamento ajuda a organizar e administrar melhor as demandas. Portanto, estabeleça um cronograma com horários fixos e tarefas diárias que precisa realizar. Seja equilibrado e realista e leve em conta sua rotina. Além disso, anote as prioridades numa agenda e faça um calendário marcando os prazos e metas que exigem mais da sua atenção.
Pode parecer fútil, mas um lugar adequado para estudar faz toda diferença. Portanto, encontre um ambiente com boa iluminação, silencioso, sem distrações e arejado. Isso ajuda a manter a concentração por mais tempo e a fixar melhor os conteúdos.
Sempre que possível, participe das aulas e discussões, sejam presenciais ou on-line. Estude a matéria com antecedência e leve suas dúvidas para os encontros afim de saná-las. Sentir vergonha de tirar dúvidas com professores e colegas pode afetar o seu aprendizado.
Manter o foco exige disciplina e determinação. Por isso, evite qualquer fator externo que possa interferir na qualidade dos seus estudos. Desligue o celular e desative notificações de aplicativos. Isso ajuda a evitar o desperdício de tempo dedicado às demandas não urgentes.
Por fim, um erro comum de muitos estudantes é não levar a sério as metas e tarefas que precisa abrir. A falta de compromisso é uma das atitudes que mais ameaçam o aprendizado, principalmente na realidade do ensino a distância. Lembre-se ainda que o acúmulo de conteúdos pode gerar uma série de problemas a longo prazo.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.