O dia 11 de setembro de 2001 ficou marcado na história da humanidade em decorrência dos ataques promovidos pelo grupo terrorista Al-Qaeda contra os Estados Unidos da América.
É um tema que pode aparecer em questões tanto de vestibulares, assim como no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Portanto, vale a pena entender sobre o assunto, acompanhe!
Os ataques promovidos pela Al-Qaeda e seu líder Osama Bin Laden ocorreram em decorrência de um longo conflito histórico entre os EUA e os países árabes do Oriente Médio.
O processo iniciou-se na década de 70 com uma grande inimizade criada entre os EUA e os árabes, sobretudo pelas intervenções americanas em países do Oriente Médio e o apoio ao Estado de Israel.
Os EUA, a saber, enfrentaram dois grandes desafios no início dos anos 70, a crise do petróleo que fez o preço do produto disparar em todo mundo, assim como a revolução islâmica que instaurou o regime xiita no Irã.
Já no final da década o Afeganistão que tinha um regime comunista, foi tomado por tropas soviéticas com o consenso do governo.
A partir daí, os EUA viram a oportunidade de financiar grupos rebeldes contra o governo afegão e seu inimigo URSS, disponibilizando armas e dinheiro a esses grupos.
Com o financiamento os grupos transformaram-se em organizações fundamentalistas islâmicas. E começaram uma verdadeira guerra jihadista contra os soviéticos.
Figuras islâmicas ficaram conhecidas nessa época como o Jihadista Abdullah Azzam e Osama Bin Laden, ambos fundaram a organização Al-Qaeda anos mais tarde.
Já nos anos 90 com a Guerra do Golfo, a relação entre EUA e Osama Bin Laden ficam estremecidas devido a negativa recebida por Bin Laden para proteção do solo saudita que ficou a cargo dos americanos.
Para Bin Laden era um absurdo estrangeiros protegerem o solo sagrado da Arábia Saudita e disparou a tecer críticas ao governo saudita. Em decorrência disto, Bin Laden foi expulso do país e exilado no Sudão.
Começa aí, o ódio de Osama Bin Laden aos EUA, além disso, a relação entre os americanos e o Estado de Israel, a intervenção em países muçulmanos, fizeram Bin Laden defender a ideia de um ataque aos Estados Unidos como resposta.
A Al-Qaeda então coloca seu plano em prática e na manhã de 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados em direção aos EUA e ambos com passageiros.
Os terroristas tinham destinos distintos,ou seja, duas foram para às Torres Gêmeas em Nova Iorque, uma em direção ao Pentágono e a último não obteve êxito,mas o destino provável seria o capitólio em Washington.
Os ataques deixaram quase 3.000 mortos e mais de 6.000 pessoas feridas. Considerado por muitos como o maior ataque terrorista da história.
O World Trade Center abrigava duas torres gêmeas com 110 andares e 417 metros de altura. Eram os edifícios mais altos de Nova Iorque e estavam entre os maiores do mundo.
Os terroristas lançaram uma aeronave em cada torre, que ficaram em chamas, deixando milhares de pessoas presas nos andares superiores.
Com um incêndio de grandes proporções, alimentados pelo combustível das aeronaves, as estruturas que eram de ferro e aço não aguentaram e derreteram, causando o desabamento das torres.
A saber, as imagens passaram ao vivo pelas redes de televisão e deixaram não só os americanos como o mundo inteiro em choque.
A terceira aeronave teve como direção o pentágono que é o complexo de inteligência militar dos EUA. Estima-se que quase 200 pessoas morreram nesse atentado.
A quarta aeronave, não obteve o êxito esperado, pois sequestradores e os passageiros entraram em conflito dentro do avião.
Temendo não conseguir chegar ao alvo desejado, um dos sequestradores decide jogar o avião ao solo, matando todos os tripulantes.
Os atentados de 11 de setembro chocaram o mundo. Estima-se que mais de 2000 pessoas morreram no atentado às torres gêmeas.
A partir daí, começou uma verdadeira guerra ao terrorismo. Algumas medidas foram tomadas para aumentar a segurança e houve mudanças estratégicas. Por exemplo: