O atendimento ao cliente deve ser feito de uma forma direcionada para que a empresa alcance os melhores resultados possíveis dentro da experiência do cliente com a marca.
Por isso, independentemente do canal de contato do cliente é importante que a empresa entregue seus valores e culturas de forma implícita nesse contato.
Dessa forma, o atendimento ao cliente no mercado atual é um conceito muito mais do que uma área, sendo uma necessidade holística. Por isso, todos os setores que possuem contato com o público devem estar alinhados quanto as informações repassadas ao cliente, os processos da empresa, e, principalmente, a maneira de se direcionar ao público.
Assim sendo, muitas empresas têm feito um alinhamento interno e estratégico para todas as equipes, sendo uma união das equipes de vendas, atendimento, relacionamento com cliente, comercial, dentre outras.
Dessa forma, a análise da Persona feita pelo setor de marketing digital ajuda a entender como deve ser tratado esse cliente. Bem como, qual a sua principal necessidade.
Por isso, essa é uma troca muito válida entre as áreas, principalmente, quanto aos gargalos na operação e na qualidade do produto. Uma vez que é possível que o setor de atendimento receba uma demanda elevada de reclamações pontuais que podem ser resolvidas através de mais informações dentro do site, por exemplo.
Ou ainda, pode ser possível direcionar promoções feitas através das ferramentas de marketing digital. Por isso, essa união entre as áreas é muito benéfica para as entregas feitas ao cliente.
O ideal é que a jornada do cliente não acabe na venda, e sim na fidelização. Por isso, esse é outro ponto que deve ser ajustado internamente na empresa. Visto que é importante para a empresa que o cliente não compre apenas um produto.
O mercado atual exige que a empresa consiga fidelizar seu público, uma vez que são muitos entrantes no mercado que estimulam o cliente para que possa mudar de marca e produto.
Sendo assim, cabe a empresa realizar um atendimento que entregue valores para o cliente de forma orgânica. Além disso, o atendimento deve ser empático, otimizado e ágil. Dessa forma, cabe a empresa analisar todos os fatores, inclusive os tecnológicos, viabilizando a implementação de sistemas atuais, eliminando etapas desnecessárias dos processos internos.