Notícias

ATENÇÃO! WhatsApp pode ouvir usuários quando estão dormindo

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado atualmente. São milhões de usuários em todo o mundo. Há algum tempo ele faz parte da vida das pessoas, tanto em situações cotidianas, quanto profissionais. Agora, ele tem aparecido em vários comentários nas redes sociais por problemas em sua segurança.

A princípio, alguns usuários do WhatsApp tem falado que o aplicativo pode ouvir as conversas das pessoas, mesmo quando não está sendo utilizado. Há uma grande preocupação a respeito devido ao fato de que ele pode acabar com a privacidade de quem, por exemplo, dorme ao lado do seu aparelho celular.

Vale ressaltar que outras plataformas e redes sociais também geram essa preocupação a seus usuários. De fato, há inúmeros boatos envolvendo a espionagem de aplicativos, assustando muitas pessoas que não querem ter sua vida privada divulgada para terceiros ou cidadãos mal intencionados.

Neste sentido, há relatos de que alguns usuários do WhatsApp observaram que ao conversar perto de seu aparelho celular, o aplicativo da Meta apresentou informações em sua tela de que estaria ouvindo. Um caso em específico ficou conhecido em todo o mundo, causando curiosidade e indignação.

Acesso ao microfone pelo WhatsApp

Foad Dabiri, engenheiro da rede social Twitter, publicou em suas redes sociais que no último dia 9 de maio aconteceu algo que chamou a sua atenção. Dessa maneira, ele afirmou que o WhatsApp teve acesso ao microfone de seu celular enquanto dormia. Ele postou um print de seu dispositivo comprovando o acontecimento.

Em síntese, o engenheiro do Twitter afirmou que “O WhatsApp está usando o microfone em segundo plano, enquanto eu dormia e desde que acordei às 6h. O que está acontecendo?”. A Meta, responsável pelo aplicativo, entrou em contato com Foad Dabiri e disse que poderia ser um bug relacionado ao seu aparelho.

Ameaças ao celular

Existem algumas situações em que os usuários percebem que podem estar sendo ouvidos através de seu aparelho celular. Em alguns momentos você já deve ter percebido que ao conversar com familiares e colegas de trabalho sobre um assunto, ao entrar nas redes sociais há anúncios relacionados ao tema discutido.

Dessa maneira, as pessoas se perguntam se é apenas uma coincidência, ou se os aparelhos celulares podem realmente ouvir as conversas através de seus aplicativos, como no caso do WhatsApp. Bom, é necessário observar que há uma verdade nesta questão, portanto, é preciso ficar de olho em sua privacidade.

Alguns aplicativos e assistentes virtuais como o Siri, Google Assistente e o Alexa ouvem seus usuários o tempo todo. Isso se deve ao fato de que estas ferramentas tecnológicas precisam ouvir o que está acontecendo para responder ao comando de voz. Aliás isso é fundamental para o seu funcionamento efetivo.

Em síntese, algumas empresas também costumam ouvir seus usuários para que possam oferecer um serviço de melhor qualidade ou até mesmo para realizar campanhas de marketing. O mesmo acontece quando uma pessoa pesquisa em um buscador na internet e aparece em seguida, inúmeras propagandas relacionadas.

Verifique seu aparelho celular

Felizmente é possível verificar se o seu aparelho celular e o WhatsApp estão ouvindo ou não as suas conversas. Deve-se escolher um assunto do cotidiano, algo que não tem relação a informações pessoais. Em seguida, deve-se falar sobre o tópico em questão em voz alta, sozinho ou com outra pessoa, durante alguns dias.

Depois de ter feito o processo, é hora de conferir se seu celular está ouvindo as suas conversas. É preciso prestar atenção aos anúncios de suas redes sociais, se existe algo novo em qualquer canal digital que tem relação com o que foi falado no início da verificação. Se for positivo, sim, há empresas ouvindo suas conversas.

Ademais, existem algumas dúvidas a respeito dessas ações, se elas poderiam ser ilegais. No caso de um assistente virtual, os usuários concordam com seus termos de serviço. Se um aplicativo como o WhatsApp ouvir você sem o seu consentimento, é considerado ilegal. Trata-se então, de uma espionagem.

Em conclusão, quem deseja proteger a sua privacidade, deve rever as permissões de seu aplicativo indo até a seção de configurações do aparelho, e verificar se os apps utilizam apenas os recursos essenciais para o seu trabalho. Pode ser que alguns deles acessem o microfone do celular por alguma razão.