O tempo está correndo para os aniversariantes de março que desejam aproveitar a oportunidade do saque aniversário do FGTS.
Esta modalidade permite que o trabalhador tenha acesso a uma parte do saldo acumulado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) anualmente, no mês do seu aniversário.
Mas é importante ficar atento, pois o prazo para solicitar o saque está acabando! A seguir, entenda tudo sobre o saque aniversário do FGTS, como ele funciona e como solicitar de forma fácil e livre de burocracia.
O saque aniversário foi instituído como uma alternativa ao saque rescisão, oferecendo aos trabalhadores a chance de acessar uma fração do saldo do FGTS todos os anos.
Essa alternativa pode trazer muitas vantagens para o trabalhador. Conheça as principais delas:
O saque aniversário está disponível para todos os trabalhadores brasileiros. Sendo assim, todas as pessoas que trabalham de carteira assinada e possuem contas abertas no Fundo de Garantia podem solicitar a mudança para esta modalidade.
É possível mudar a modalidade de saque do FGTS diretamente do seu celular, de forma fácil e rápida. Para isso, basta baixar o aplicativo FGTS no seu celular, que está disponível para aparelhos Android e IOS. Depois, é só seguir o passo a passo:
Esta é a última semana para os aniversariantes de março solicitarem o saque aniversário do FGTS. Assim, ao realizar o passo a passo acima dentro do prazo, poderão receber o pagamento de forma rápida.
Depois do prazo de solicitação ainda é possível aderir ao saque aniversário. No entanto, o trabalhador que faz aniversário em março só poderá receber parte do seu saldo em março de 2025.
Por isso, vale a pena correr para não perder a chance de garantir uma renda extra no orçamento ainda este mês.
As pessoas que irão aderir ao saque aniversário do FGTS precisam se atentar para as condições de participação antes de confirmarem a solicitação. Isso porque, além de todas as vantagens, a modalidade também traz alguns requisitos que afetam os direitos trabalhistas.
Em primeiro lugar, vale destacar que o trabalhador não poderá sacar o saldo do seu FGTS em caso de demissão sem justa causa, pois mesmo sem estar trabalhando, ele continuará a receber o seu saldo anualmente, no mês do seu aniversário.
Ou seja, ele trocará a opção de receber o valor integral na demissão sem justa causa, pela opção de sacar parte do dinheiro todos os anos.
Além disso, caso o trabalhador se arrependa e queira voltar ao saque rescisão, terá que esperar o período de 25 meses após a solicitação para que, de fato, volte à modalidade anterior.
Por exemplo: um trabalhador que faz aniversário em janeiro e solicitou a mudança no dia 5 de março de 2024, o pagamento ficará da seguinte forma: