O processo para solicitação da aposentadoria passou por importantes mudanças nos últimos anos. A novidade é que, em 2024, os trabalhadores poderão fazer a solicitação de forma 100% online.
Com a digitalização dos serviços do INSS, você pode solicitar o seu benefício pela internet, de forma rápida e segura.
Por isso, confira a nossa matéria na íntegra e veja como pedir a aposentadoria online em 5 passos simples e quais são os documentos necessários. Confira!
Em primeiro lugar, é importante saber que existem dois meios de fazer a solicitação. O primeiro é pela plataforma Meu INSS, disponível na versão web e por meio do aplicativo para aparelhos Android e IOS.
O Meu INSS conta com diversos serviços para o contribuintes, como solicitação de benefícios, acompanhamento de pedidos e consulta de informações.
Outra forma de fazer a solicitação é por meio da Central do INSS, no telefone 135. Essa opção é ideal para aqueles que não possuem acesso à internet ou facilidade com tecnologias digitais.
Para solicitar a sua aposentadoria pelo aplicativo ou site do Meu INSS, siga os seguintes passos:
Após enviar a solicitação da aposentadoria será necessário aguardar a análise do INSS. O prazo era de 45 dias para todos os tipos de aposentadorias. No entanto, por conta de atrasos registrados nos últimos anos, o INSS revisou e ampliou esse prazo.
Assim, confira a nova atualização:
Os documentos necessários para a solicitação da aposentadoria variam de acordo com o tipo de benefício que você pretende requerer.
Isso porque, existem diferentes modalidades de aposentadoria, como por tempo de contribuição, por idade, especial, por invalidez, entre outras. Cada uma delas tem seus próprios requisitos e critérios.
Mas, de forma geral, os documentos básicos que você deve apresentar ao INSS são:
Além desses documentos, você pode precisar apresentar outros documentos específicos, dependendo do tipo de aposentadoria que você vai solicitar.
Por exemplo: para a aposentadoria por invalidez é necessário comprovar que está incapacitado para o trabalho e que não pode ser reabilitado em outra atividade. Para isso, você deve passar por uma perícia médica do INSS e apresentar documentos como:
Para saber mais detalhes sobre cada modalidade de aposentadoria e os documentos exigidos, consulte o site do Meu INSS ou procure um advogado especializado em direito previdenciário.