O Prouni, Programa Universidade Para Todos, foi criado pelo Governo Federal para fornecer subsídios do Estado para alunos em instituições de ensino superior do Brasil.
Por meio do programa, são oferecidas bolsas de estudo, integrais e parciais para cursos de graduação e sequenciais de formação específica ministrados em instituições de ensino superior privadas.
As inscrições para o Prouni do 2º semestre começaram nesta terça-feira, dia 27 de junho. Dessa forma, todos os estudantes interessados já podem se inscrever para participar da próxima edição do programa.
Para te ajudar a fazer a sua inscrição e a participar do processo seletivo, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre o Prouni 2023/2. Vamos conferir!
Nesta terça-feira, dia 27 de junho, o Ministério da Educação (MEC) anunciou o início do período de inscrições para a próxima edição do Prouni.
Todos os estudantes interessados deverão se inscrever exclusivamente de forma online através do site do Prouni. Para acessar o site, os candidatos devem fazer login com as credenciais gov.br. Os estudantes que não possuírem uma conta gov.br poderão realizar o cadastro no mesmo site.
Na página do Prouni, os candidatos deverão informar alguns dados e informações pessoais, como:
As inscrições são totalmente gratuitas, uma vez que os candidatos não precisam pagar nenhum tipo de taxa de inscrição para participar do Prouni. Os candidatos poderão se inscrever até às 23h59 desta sexta-feira, dia 30 de junho.
Podem participar da próxima edição do Prouni todos os candidatos que participaram da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, nos anos de 2021 ou 2022, e que alcançaram uma pontuação mínima de 450 pontos nas quatro provas objetivas (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias). Além disso, os candidatos não podem ter obtido nota zero na prova de redação.
Para participar, os candidatos devem possuir ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede particular. Dessa forma, os candidatos “treineiros” não podem concorrer às bolsas oferecidas pelo Prouni.
Nesta edição do Prouni, serão oferecidas 276.566 bolsas de estudo, sendo 215.530 integrais (100% do valor da mensalidade) e 61.036 bolsas parciais (50% do valor da mensalidade).
Para conseguir uma bolsa por meio do Prouni, os estudantes devem se encaixar em determinados critérios de renda. As bolsas integrais são direcionadas aos candidatos com renda familiar de um salário mínimo e meio per capita, enquanto as bolsas parciais são direcionais aos participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.
É importante destacar que, na edição 2023/2, os participantes serão selecionados pelo Prouni com base em uma ordem de prioridade. Veja a organização das categorias prioritárias a seguir:
Segundo o anúncio oficial do MEC, os resultados do Prouni 2023/2 serão divulgados no dia 04 de julho. Os participantes aprovados deverão confirmar as informações socioeconômicas apresentadas entre os dias 04 a 14 do mesmo mês.
A segunda chamada de aprovados, por sua vez, será divulgada pelo MEC no dia 24 de julho.
Acesse o edital do Prouni 2023/2 para mais informações.