Os benefícios para idosos são programas essenciais que garantem melhor qualidade de vida para a população da terceira idade. Atualmente, existe um pacote de vantagens disponíveis para as pessoas acima de 60 anos que se enquadram nas regras de participação.
A seguir, entenda melhor sobre como funciona cada um deles e como participar.
O pacote de benefícios para idosos reúne diversas vantagens que envolvem descontos, acesso à renda e até mesmo programações culturais.
Por isso, reunimos a lista completa de todos os programas disponíveis e como participar em cada um deles. Entenda melhor a seguir.
Os idosos que possuem acima de 60 anos podem obter descontos exclusivos para atividades culturais, como cinemas teatros e eventos. Para este grupo, o desconto é de 50% ao valor total do ingresso.
A iniciativa visa promover a saúde mental e social da terceira idade, uma vez que a prática favorece a socialização e mantém a mente ativa.
Outro benefício para idosos acima de 60 anos é o atendimento prioritário em bancos e demais estabelecimentos. Por meio dele, a sociedade reconhece as limitações e necessidades de cada idade, de modo que o idoso receba atendimento em tempo hábil.
Um dos benefícios para idosos acima de 60 anos é a participação no programa Farmácia Popular. Nesse sentido, esse é um benefício vital, principalmente para quem faz uso de remédios de uso contínuo.
Para participar, é preciso apresentar a receita com carimbo e assinatura do médico em uma das farmácias credenciadas, além de um documento de identificação com foto.
Pessoas com mais de 65 anos têm direito garantido ao transporte público urbano de forma gratuita. Além disso, também é um direito do idosos a reserva de duas vagas em transportes interestaduais.
Assim, o programa garante a mobilidade do idoso, sem a necessidade de fazer nenhum cadastro especial para ter direito aos benefícios para idosos.
Os idosos que participam de processos judiciais têm prioridade no andamento, de forma a obter respostas rápidas para as suas solicitações.
Ademais, os idosos que possuem a partir de 80 anos contam, ainda, com a “super-prioridade”, devendo receber atendimento até mesmo antes de outras prioridades definidas por lei.
Todas as pessoas, inclusive os idosos, que possuem inscrição no CadÚnico podem garantir a isenção da taxa de inscrição de concursos públicos federais. Assim, o Governo Federal incentiva a continuidade da vida profissional e a participação ativa na sociedade.
Os idosos que cumprem os requisitos específicos de renda e propriedade podem receber gratuidade no pagamento do IPTU. Assim, os idosos podem sentir o alívio fiscal, de modo a aumentar a sua renda e obter uma melhor qualidade de vida.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um dos benefícios para idosos com 65 anos ou mais que não possuem meios de prover a própria manutenção.
Para participar, é preciso que a família tenha renda per capita inferior a um quarto do salário mínimo. O valor da parcela é de uma salário mínimo vigente.
Outro programa que os idosos inscritos no CadÚnico têm direito é a Tarifa Social de Energia Elétrica. Desse modo, é possível conseguir desconto na conta de luz. Em alguns casos, é possível até mesmo obter a isenção total do pagamento, a depender do consumo da residência.
Por fim, a carteira do idoso é um documento que garante acesso a benefícios exclusivos pelo CadÚnico. Um desses benefícios é a gratuidade ou desconto em passagens de ônibus para viagens interestaduais, promovendo a mobilidade e a integração social.
Além disso, o documento facilita o atendimento prioritário em estabelecimento comerciais e garante acesso a programas de saúde específico para os idosos.