Dicas - Concursos Públicos

Atenas: o berço da civilização ocidental

Um resumo sobre essa importante cidade

A cidade de Atenas: aquilo que vai estar na sua prova

A cidade de Atenas, durante a Antiguidade Clássica, foi responsável por uma série de realizações importantes que seriam fundamentais para o nascimento da civilização ocidental.

Dessa forma, não é de surpreender que Atenas apareça em uma série de questões dos principais vestibulares do país e também da prova do ENEM.

A cidade de Atenas: Introdução

Atenas é, nos dias de hoje, a capital da Grécia e a maior cidade do país. Além disso, Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo, com a ocupação do seu território de forma contínua há mais de 3.400 anos.

A cidade é notória por ter sido sede da Academia de Platão e do Liceu de Aristóteles, escolas de cultura de dois dos maiores grandes filósofos da humanidade.

Atenas é considerada o berço da civilização ocidental e da democracia. Isso porque, na cidade expressivas realizações na culturais e políticas foram realizadas, com destaque para os séculos IV a.C e V a.C.

A cidade de Atenas: Origem

Segundo historiadores, Atenas surgiu por volta de 5000 a.C, no período conhecido como Neolítico, ainda dentro da Pré-História.

Em torno de 1500 a.C, Atenas já possuía uma comunidade organizada. Posteriormente, no século X a.C., um aumento da população e o desenvolvimento do comércio ocorreram na cidade.

Ainda, nos séculos VIII a.C e VII a.C, em Atenas iniciou-se a formação das primeiras instituições administrativas que seriam responsáveis pela criação da democracia e de instituições de debates e troca de conhecimento.

A cidade de Atenas: Características

Em função de sua estratégica posição geográfica, Atenas possuiu um papel importante em algumas guerras da região. No início do século V a.C., ajudou cidades gregas contra o domínio persa.

Atenas se envolve, ainda, na revolta Jônica, que levaria o rei persa Dario a invadir a cidade. Essa invasão marcou o início das Guerras Médicas, no ano de 490 a.C..

Assim, pode-se perceber que por meio de diversas guerras, Atenas irá consolidar o seu domínio sobre uma série de cidades gregas que eram militarmente inferiores.

A cidade de Atenas: A era de Ouro

A era de ouro de Atenas aconteceu durante a administração de Péricles, iniciada no ano de 480 a.C. O período ficou assim conhecido pois nele Atenas  conheceu o seu maior desenvolvimento econômico e cultural.

A grandiosa era termina com a Guerra do Peloponeso, que, entre outras coisas, coloca fim também ao domínio ateniense sobre algumas das demais cidades gregas.

A cidade de Atenas: Sociedade

A sociedade da cidade de Atenas era hierarquicamente dividida. A riqueza ficava concentrada nas mãos dos eupátridas, um grupo de privilegiados que controlava a política da cidade. Os eupátridas eram responsáveis por organizar debates, por eleger os políticos e por decidir assuntos relativos à guerra.

Assim, podemos afirmar que, apesar de Atenas ser considerada um modelo de pólis (cidade, em grego) democrática, existia muita insatisfação por parte dos membros das classes mais baixas, já que esses sofriam com baixos salários e pouco acesso à política. As insatisfações serão, inclusive, o motivo de muitas revoltas sociais que irão se posicionar contra a democracia.