Os pagamentos de julho do Bolsa Família estão chegando ao fim. De acordo com as informações oficiais, a última liberação será realizada nessa quarta-feira (31), quando o saldo será liberado para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 0.
A grande maioria das pessoas, portanto, já movimentou o benefício referente ao mês de julho. Entretanto, é possível que alguns usuários ainda não tenham sacado o dinheiro. Existe algum problema nesse sentido?
Neste artigo, vamos explicar o que acontece quando o cidadão não movimenta o dinheiro do Bolsa Família, e qual é o prazo que ele tem para realizar algum tipo de movimentação no saldo recebido. O Ministério do Desenvolvimento Social já divulgou regras relacionadas a esse tema.
Em regra geral, cada cidadão tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o dinheiro do Bolsa Família. Essa é uma indicação que está presente na lei que cria o programa social, e na lei que modifica o benefício, aprovada ainda no ano passado.
Isso não quer dizer, no entanto, que o cidadão precisa movimentar todo o dinheiro recebido dentro desse prazo. O objetivo da regra é simplesmente fazer com que o governo federal entenda que você está recebendo o dinheiro, e que precisa da quantia.
Se você não movimentar o Bolsa Família em um período de até 4 meses, o governo entenderá que você não precisa do dinheiro. Portanto, poderá realocar a quantia mais uma vez para os cofres públicos.
Deste modo, basta realizar uma simples movimentação da quantia, para que o governo entenda que você precisa do dinheiro, e não realoque o saldo de volta para os cofres públicos.
Existem várias maneiras de movimentar o benefício social em questão. Na principal delas, o cidadão sequer precisa sair de casa. Isso porque é possível usar o dinheiro do Bolsa Família através do aplicativo Caixa Tem e do Internet Banking.
Se preferir, o cidadão pode sacar o Bolsa Família através dos cartões do próprio Bolsa Família, e também do antigo Auxílio Brasil. Estes dispositivos seguem funcionando, desde que estejam em bom estado de conservação.
Também é possível sacar o Bolsa Família usando o sistema de saques do Caixa Tem. Basta gerar o código para tirar o dinheiro em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Assim como ocorreu nos meses anteriores, o valor do Bolsa Família parte sempre de uma base de R$ 600 por grupo familiar. Contudo, esse patamar pode ser elevado, ou até mesmo reduzido, a depender da quantidade de pessoas que residem em uma mesma casa.
Além disso, o valor pode ser alterado a depender da quantidade de benefícios internos a que cada família tem direito. Abaixo, você pode conferir a lista de adicionais internos do programa que estão sendo pagos nesse mês de julho:
Assim como ocorreu nos meses anteriores, os pagamentos de julho do Bolsa Família foram liberados de forma escalonada nos 10 últimos dias úteis do mês. Abaixo, você pode conferir o calendário completo do benefício: