Curiosidades

Até mesmo crianças podem encontrar esta moeda rara de 25 centavos; confira

Para a grande maioria dos brasileiros, o ato de encontrar uma moeda rara pode até parecer distante, ou algo que só pode ser conquistado por colecionadores especialistas na área. Contudo, o fato é que qualquer cidadão pode encontrar um exemplar valioso a qualquer momento.

Isso acontece porque boa parte das moedas valiosas brasileiras são circulantes. Na prática, isso significa que você poderá encontrar esse exemplar em um trocado no comércio, por exemplo. Entretanto, em todos os casos será muito importante prestar atenção aos detalhes.

De acordo com os especialistas na área da numismática, até mesmo uma criança pode encontrar uma moeda rara a qualquer momento. Mas será preciso prestar atenção aos detalhes, porque são esses pequenos traços que podem fazer toda a diferença na hora de vender o exemplar.

Identificando as moedas

Uma das moedas que possui mais erros e variantes catalogados no Brasil sem sombra de dúvidas é a peça de 25 centavos da segunda família do Plano Real. De uma maneira geral, esses exemplares são muito conhecidos por boa parte da população.

Seja como for, listamos abaixo um grupo com as principais características das moedas de 25 centavos da segunda família do Plano Real para que você tenha uma noção mais clara do que estamos falando:

  • Material: bronze sobre aço;
  • Diâmetro: 25,0 mm;
  • Peso: 7,55 g;
  • Espessura: 2,25 mm;
  • Bordo: serrilhado;
  • Eixo: reverso moeda (EH)  ?;
  • Circulação: de 01/07/1998 a atual;
  • Desenho do Anverso: Efígie de Manuel Deodoro da Fonseca (1827-1892), – proclamador da República e primeiro presidente constitucional do Brasil republicano -, ladeada pelas Armas Nacionais e pelo dístico Brasil;
  • Desenho do Reverso: À esquerda, linhas diagonais de fundo dão destaque ao dístico correspondente ao valor facial, seguido dos dísticos centavos e o correspondente ao ano de cunhagem.

Manuel Deodoro da Fonseca

Como visto na lista acima, a peça de 25 centavos conta com a representação do busto de Manuel Deodoro da Fonseca. Ele teve uma vasta carreira no mundo militar, mas ficou conhecido mesmo por ter sido o primeiro presidente da história do Brasil.

Neste sentido, cabe destacar que ele teve um papel muito importante no golpe militar que acabou com a monarquia no país, e que impôs a república, forma de governo que é seguida pelo país até hoje. Deodoro da Fonseca morreu no dia 23 de agosto de 1892, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país.

Os valores das moedas

De acordo com os especialistas na área da numismática, para que a sua moeda seja considerada valiosa, é preciso que ela conte com um erro conhecido como BRASIL DUPLO.

Como o próprio termo já indica, trata-se de uma duplicação nas linhas que tracejam a palavra Brasil na moeda de 25 centavos. Como dito, até mesmo uma criança pode identificar essa característica se prestar bem atenção nas linhas da moeda.

Caso a sua peça de 25 centavos da segunda família do Plano Real conte com essa característica, estes são os valores projetados pelos catálogos numismáticos mais atualizados:

Lista de moedas de 25 centavos que contam com valores diferenciados. imagem: YouTube

Como vender uma moeda

Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.

Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.

O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.