Os assuntos de história costumam ser abordados, dentro das provas militares, de uma maneira um pouco mais complexa e um pouco mais elaborada.
Dessa forma, é essencial que você saiba aquilo que vai cair para conseguir direcionar os seus estudos corretamente e garantir um bom desempenho na sua prova.
Assim, o artigo de hoje trouxe um resumo discutindo quais são os principais assuntos de história que podem aparecer especificamente nas provas militares.
Recentemente, foi publicado o edital do concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Porém, há também previsões para outros concursos militares em demais Estados. E é sempre bom lembrar que, para uma preparação mais efetiva, o recomendado é estudar antes da abertura do edital.
Outro ponto que ajuda na preparação é conhecer o conteúdo e de que forma esse é cobrado naquela banca em questão. Uma matéria em comum para esse tipo de concurso é história, sendo dividida em duas partes, história geral e história do Brasil.
Comumente as provas são formuladas com 80 questões, e história compõe a parte de ciências humanas e suas tecnologias com 20 questões. Dessa forma, a prova de humanas ocupa um quarto da prova. Veja a seguir os principais assuntos de história cobrados nas provas militares.
História Geral
Na parte de história geral, o edital aborda tópicos como o sistema feudal, mundo moderno e contemporâneo em assuntos como a expansão marítimo-comercial, processo de colonização da América, África e Ásia, Revolução Francesa, Industrial, Guerra Fria, Primeira e Segunda Guerra Mundial.
Porém, em um levantamento feito das provas anteriores podemos observar que alguns tópicos dentro dos assuntos mencionados aparecem com mais frequência do que os demais. São eles:
História do Brasil
Em relação à história do Brasil, o edital se divide em três períodos: Brasil República, Brasil Colônia e Brasil Império. Temas como descobrimento do Brasil e exploração do pau-brasil, expansão territorial, crise do sistema colonial, processo político durante o primeiro reinado, Constituição de 1981, Estado Novo e o golpe Militar de 1964 estão entre os que aparecem nos editais.
Especificamente, os assuntos mais cobrados são:
Porém, tome cuidado para não estudar somente esses assuntos de maior incidência, pois cada prova é diferente e pode conter questões sobre os demais. O recomendado é estudar todo o conteúdo do edital, atribuindo, porém, maior atenção para os tópicos mencionados.