O novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que sua gestão cumprirá o preceito de Estado laico. Contudo, na última sexta-feira (21), o Ministério da Educação (MEC) fez publicação no Diário da União com nomeação de assessora que defende a aplicabilidade de princípios bíblicos na educação.
Inez Augusto Borges é a nova assessora especial da pasta, cargo de importância e de segurança do ministro. Contudo, Inez Borges é religiosa e defende os seus preceitos na educação. Além disso, a nova assessora já teceu críticas contra os conteúdos dos livros didáticos e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Inez Borges possui doutorado em ciência da religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Além disso, é mestre em educação cristã pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Desse modo, a assessora tem uma série de palestras em seu currículo na defesa da sua religião no ensino.
Em uma de suas palestras fez afirmações negativas à BNCC, que é uma base nacional que determina os assuntos que devem ser ensinados na educação básica em todo o país:
“Há um plano de emburrecimento, um plano de domínio mundial por meio da educação. Base Nacional Curricular Comum é ‘Base Internacional’. Mas ninguém quer falar disso. Mas a Igreja está vendo disso. Precisamos acordar.”
Desse modo, entre os temas das palestras que dá em igrejas e eventos da área da Educação figuram “Retorno aos princípios bíblicos da Educação” e “Cosmovisão e Educação”. A assessora especial afirma em seu site que suas pesquisas são nas áreas de educação e de governo e se voltam para “uma perspectiva que integra a visão bíblica, histórica, filosófica e política”.
Além disso, no seu currículo, não há registro de experiência de atuação em cargos públicos ou relacionados ao governo.
E aí? Gostou desse texto? Então deixe aqui seu comentário!