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As concessões e a evolução da infraestrutura aeroportuária nacional

De acordo com informações do MInfra (Ministério da Infraestrutura), fica evidente a evolução da infraestrutura aeroportuária brasileira desde a implementação de concessões, com seis rodadas já realizadas, que permitiram que o Brasil recepcionasse, com excelência, eventos mundiais do porte de Copa do Mundo e Olimpíadas, entre outros. 

As concessões e a evolução da infraestrutura aeroportuária nacional

Nas mais recentes entregas de obras desse programa, realizadas entre 2019 e 2020, os aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Fortaleza demonstram a efetividade da política, capaz de entregar equipamentos e serviços aéreos de classe mundial, destaca o MInfra (Ministério da Infraestrutura).

Leilões e investimentos

Na atual gestão, o MInfra (Ministério da Infraestrutura) já realizou leilões de 34 aeroportos (5ª e 6ª rodadas), contratando R$ 9,62 bilhões em investimentos. Em ambas as rodadas, houve entrada de novos operadores aeroportuários com experiência internacional. Em 2022, será realizada a 7ª e última rodada, concluindo a transferência dos ativos para a gestão privada, com mais R$ 5,3 bilhões de investimentos previstos.

Melhoria da conectividade no interior do país

De acordo com o MInfra (Ministério da Infraestrutura), é importante frisar, ainda, que, além das concessões ao setor privado, o Ministério da Infraestrutura está destinando mais de R$ 1 bilhão para melhorar a conectividade no interior do país. 

Voos regulares

A meta do Governo é preparar o Brasil para chegar a 2025 com 200 cidades oferecendo voos regulares. Em 2019, havia 128 aeroportos, destaca o MInfra (Ministério da Infraestrutura). Exemplos recentes desses investimentos foram a entrega do novo terminal de Navegantes/SC e a ampliação da pista do aeroporto de Foz do Iguaçu/PR.

Projetos estratégicos nos serviços aéreos

Conforme divulgação oficial do MInfra (Ministério da Infraestrutura), no que tange à transformação digital, o Ministério desenvolve dois projetos estratégicos com forte impacto na eficiência dos serviços aéreos:

TECA Digital

TECA Digital (Terminal de Carga Aérea), que irá reduzir em cerca de 70% o desembaraço de carga aérea com medidas como despacho nas nuvens, entre outras.

Embarque Mais Seguro

Embarque Mais Seguro se refere à solução touchless de embarque por biometria em fase-piloto desde outubro de 2020, já em quatro aeroportos, que deverá reduzir os tempos de embarque em cerca de 25%. Assim, fica evidente que o Brasil apresenta resultados comparativos suficientes para receber notas que lhe permitam figurar na primeira colocação em eficiência dos serviços na América Latina, informa o Embarque Mais Seguro.

Estratégias para a reversão do déficit de infraestrutura de transportes do Brasil

O MInfra (Ministério da Infraestrutura) tem atuado em consonância com seu planejamento estratégico para reverter o profundo déficit de infraestrutura de transportes do Brasil que foi acumulado nas últimas décadas.  E o projeto é ousado, haja vista que o objetivo é consolidar o país como líder e referência em infraestrutura na América Latina, destaca a fonte oficial.

Diretrizes: transferência de ativos, gestão de recursos, repactuação de contratos e formatação de projetos

A estratégia adotada tem como foco quatro diretrizes principais: a transferência maciça de ativos para a iniciativa privada; a gestão eficiente dos recursos públicos no âmbito de um cenário de restrição fiscal; a repactuação de contratos de concessões firmados nas administrações anteriores, que atualmente apresentam relevantes passivos; e a formatação de uma carteira de projetos para execução futura, informa o MInfra (Ministério da Infraestrutura).