Sem dúvidas alguma, o Brasil é o lugar perfeito para empreender no ramo de artesanato.
Com inúmeras opções de produtos, somos um País turístico, repleto de regiões visitadas durante o ano, o que aumenta ainda mais as vendas do seu artesanato.
Isso porque turistas e visitantes buscam, na maioria das vezes, lembrancinhas e artesanato local para levarem como presente, ou até mesmo para eles próprios.
Sem contar com a variedade de matérias-primas como: madeiras, sementes, cerâmica, couro e fios.
De acordo com o IBGE, os artesãos já são mais de 8,5 milhões, com um faturamento que ultrapassam 50 bilhões por ano.
Porém, para iniciar nesse ramo de artesanato não basta somente isso, como todo negócio é preciso um bom planejamento. Isso tornará a sua empresa rentável e atrativa para o público consumidor.
Com o avanço da tecnologia, e o consequente aumento de acessos e vendas pela internet, ficou fácil atingir mais pessoas, ainda que você tenha uma demanda pequena de produtos.
Para isso, é preciso que o empreendedor conheça sua persona, que nada mais é que seu público-alvo. São as pessoas que realmente se enquadram nos produtos que você vende.
Vemos muitos nichos se destacando no mundo do artesanato, cadernos artesanais, bonecas de tecido, enxoval para bebê, casamentos e até mesmo reciclados e sustentáveis.
É importante oferecer produtos de qualidade e que as imagens apresentadas dos produtos sejam de boa qualidade. Tudo isso para que o seu cliente veja com clareza o que está comprando.
O artesanato oferecido deve ter um acabamento bem feito, principalmente em cada detalhe.
O empreendedor deve também, sempre que possível, se capacitar, fazer cursos, aprender novas técnicas, se aperfeiçoar, pois isso será bom para suas vendas e seus clientes.
Divulgue seus produtos, desde o boca a boca até as mídias sociais como whatsapp, facebook, instagram e pinterest.
Infelizmente, com o isolamento social, as vendas diretas ficarão mais difíceis, abrindo assim caminhos para as vendas online.
Por isso, a dedicação com as vendas online deve ser intensa e bem elaborada.
Em relação aos pagamentos, quantas mais formas e opções você oferecer melhor. Isso porque o cliente gosta de ter opções, pois nem sempre ele tem dinheiro à vista ou crédito no cartão, por isso essas opções são tão importantes.
Devido a isso, facilitando as formas de pagamentos, maior a chance de fechar vendas.
É muito importante que a entrega seja realizada dentro do prazo estipulado no ato da compra.
Não tem nada mais desagradável do que deixar o cliente esperando, sem contar que isso é muito negativo para a sua empresa.
A implementação do delivery tem ajudado e muito também nas vendas online. Aumentando assim a chance das pessoas conhecerem seu estabelecimento, gostarem e comprarem mais vezes, por isso é sempre importante investir em um bom serviço. Cliente gosta de qualidade no que ele compra.
Além de ser muito prático comprar pela internet, a praticidade e a agilidade com que as entregas por Delivery são feitas encantam o cliente. Por isso, seja cauteloso com o tempo de entrega estipulado.