Uma projeção feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta que o comércio varejista do estado de São Paulo deve fechar o ano de 2022 com um crescimento de 9% em comparação ao ano passado, somando R$ 1,1 trilhão em vendas reais no ano, de acordo com informações da Agência Brasil.
Segundo a federação, caso essa projeção se confirme, este será o melhor faturamento do comércio varejista paulista em 14 anos, informa a Agência Brasil através de recente publicação oficial. Esse crescimento se deve, sobretudo, pelas lojas de vestuário, tecidos e calçados, que tiveram um aumento de vendas de 22% até setembro.
Segundo a FecomercioSP, esse cenário demonstra a reação dos setores que mais sentiram as restrições que foram impostas para o controle da pandemia do novo coronavírus. “Entre janeiro e junho de 2022, com exceção das concessionárias de veículos e das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, todas as atividades analisadas demonstraram recorde histórico nas vendas”, informou a entidade, em nota.
A Agência Brasil informa que entre janeiro e setembro deste ano, o faturamento do comércio varejista já havia batido recorde histórico, atingindo a marca de R$ 812 bilhões.
Os dados oficiais da Fecomércio corroboram as expectativas econômicas que compõem o setor varejista do país, já que o setor tem demonstrado um importante crescimento no cenário de retomada das atividades pós-pandemia. É importante que a gestão da empresa faça um planejamento para aproveitar melhor essas oportunidades de elevação de vendas, principalmente considerando essa época de final de ano.
Sendo assim, considere realizar promoções pontuais e fidelizar seu cliente. Além disso, é importante o investimento em uma ferramenta de gestão que permita que o cliente tenha acesso a diversos canais de atendimento, como a tecnologia omnichannel, por exemplo.
A desburocratização de processos é um caminho relevante para a fidelização do seu público-alvo, sendo assim, na condição de comerciante, ainda que a sua empresa seja de pequeno porte, não abdique de realizar um planejamento e aproveitar essas oportunidades para elevar o seu faturamento.
Contudo, pondere suas promoções e considere o prazo de entrega e o valor do frete para que o cliente não se sinta lesado em nenhuma ocasião. Dessa forma, a tendência é que o seu comércio cresça e faça parte das estatísticas positivas do comércio varejista na atualidade.