O estado de Pernambuco bateu o martelo e já decidiu que não vai existir carnaval por lá neste ano de 2022. Devido ao avanço da variante ômicron, o governo local optou por cancelar todas as festas. E isso acaba afetando as pessoas que normalmente trabalham no evento. Pelo que se sabe, eles ganharão um auxílio.
Na tarde desta quarta-feira (16), a Assembleia Legislativa do estado de Pernambuco (Alepe) aprovou a criação desse Auxílio Emergencial. Como dito, o foco do benefício está nas pessoas que trabalhariam durante o carnaval do estado, que não vai acontecer. O texto passou por aprovação sem maiores dificuldades.
De acordo com a Alepe, a aprovação do texto aconteceu de maneira unânime. Todos os deputados votaram pela criação do benefício em questão. O que se sabe até aqui é que os pagamentos irão para artistas e grupos culturais. A depender da modalidade, o cidadão ou grupo de pessoas poderão receber entre R$ 3 mil e R$ 30 mil de uma só vez.
Ainda de acordo com informações do Governo do estado de Pernambuco, a ideia é fazer com que os pagamentos cheguem em 517 pessoas e grupos. Depois da aprovação da Assembleia Legislativa, o texto vai agora para sanção do Governador do estado, Paulo Câmara (PSB). Ele deve aprovar já que a ideia é de autoria do próprio político.
“A aprovação desse projeto atenderá os profissionais que, há dois anos, estão precisando dessa atenção, em virtude do momento de pandemia, quando se torna impossível a realização dos nossos eventos carnavalescos que atraem turistas de todo o mundo”, disse o presidente da Alepe, o Deputado Estadual, Eriberto Medeiros (PP).
Para fazer o repasse desse dinheiro, o Governo Federal vai fazer uma varredura nas informações do último carnaval, que aconteceu ainda antes da pandemia, em 2020. Pelo que se sabe, eles só irão atender quem participou dos editais daquele ano.
Então a partir daquelas informações, eles irão decidir quem são as pessoas que irão receber o benefício em questão. O valor varia de acordo com o beneficiário. A ideia é pagar sempre pelo menos 80% do patamar do último cachê.
Esse patamar, seja ele qual for, vai ser pago em uma única parcela. O que se sabe é que cada um vai receber tudo de uma vez. Além disso, os grupos terão a responsabilidade de dividir os recursos entre os seus componentes.
Esse auxílio tem como meta atender apenas aos usuários que moram no estado de Pernambuco. Mas calma Existe também uma série de outros benefícios pagos por várias outras unidades da federação neste momento.
Sobretudo neste momento de novos fechamentos de serviços por causa da pandemia e de proximidade das eleições, alguns governadores estão pagando os seus benefícios em caráter regional. Então é preciso procurar por essa informação.
Do ponto de vista federal, o Governo está seguindo com os pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de fevereiro. Além disso, há as opções do vale-gás nacional e da Tarifa Social de Energia Elétrica. É que o Ministério da Cidadania está afirmando