Conseguir aprimorar sua capacidade de liderança parece um desafio muito difícil? Bem, em alguns aspectos, pode até ser, mas a boa notícia é que é bastante possível desenvolver uma postura muito mais positiva na liderança. E para ajudá-lo nessa trajetória, elencamos alguns pontos de reflexão que podem ser interessantes. Confira!
Quando você pensa em aprimorar sua capacidade de liderança, o que lhe vem à mente? Investir em uma ação pontual e sair “craque” depois disso? Bom, se você pensa dessa forma, temos uma notícia importante: a liderança deve ser sempre aprimorada, desenvolvida e realinhada. Afinal, a vida e as pessoas são dinâmicas, e exigem conhecimentos e posturas diferentes em determinadas situações.
Sendo assim, procure enxergar o seu desenvolvimento como constante e gradativo, e não como algo mágico que deva acontecer da noite para o dia. Isso não existe.
Tudo na vida é questão de tempo e dedicação. Portanto, considere essa premissa e analise quais fatores abaixo fazem sentido para você:
A sua comunicação tem sido clara e assertiva? Será que as pessoas têm compreendido, exatamente, o que você procura comunicar? Pense um pouco sobre isso.
Às vezes, cremos que temos uma boa comunicação, mas falhamos na hora de explicar e exemplificar algumas coisas. Portanto, considere avaliar essa área da sua atuação e, se possível, pergunte aos liderados se eles têm compreendido o que você solicita.
A sua empatia tem sido praticada? Será que você realmente sabe escutar as pessoas que trabalham com você? Afinal, quando há falta de empatia no ambiente de trabalho, as pessoas podem se desconectar da liderança, criando uma atmosfera negativa. Sendo assim, desenvolva esse olhar empático para melhorar a relação com o time.
Assim como a empatia tem muita importância no dia a dia corporativo, a escuta ativa pode promover um peso parecido. Às vezes, o time se sente negligenciado e “deixado de lado” pelo simples fato de não ser ouvido. Portanto, para aprimorar sua capacidade de liderança, foque em praticar a escuta ativa no cotidiano.
Como você tem delegado determinadas tarefas e atividades para os seus liderados? Será que você realmente está dividindo as tarefas da melhor forma? Perguntamos isso porque delegar tarefas não é tão simples, embora seja sim possível. Portanto, pode ser que você esteja delegando de uma maneira desorganizada, ou que não esteja alinhada ao perfil do colaborador.
Considere conhecer melhor quem trabalha com você, a fim de oferecer trabalhos e serviços condizentes com cada um.
Procure sempre desenvolver as suas habilidades interpessoais, incluindo os cuidados com a sua inteligência emocional. Desse modo, as chances de aprimorar sua capacidade de liderança serão maiores. Afinal, a forma como você interage e conversa com quem trabalha com você pode mudar a maneira como eles lhe enxergam e enxergam o dia a dia da empresa.
Pense sobre isso e considere investir na sua autoanálise e no seu desenvolvimento. Boa sorte!