Neste conteúdo, você verá algumas dicas de como apresentar trabalho de forma criativa e envolvente. Descubra formas de atrair a atenção do público e prepare-se para apresentar trabalhos mais agradáveis de serem assistidos. Confira nossas sugestões, faça o seu plano de apresentação e boa sorte!
Na hora de apresentar trabalho de forma criativa você pode pensar em como gostaria de assistir algo sobre o assunto a ser abordado. Que tipo de abordagem você gostaria de ver caso fosse assistir outra pessoa apresentando? O que costuma lhe deixar entediado nas apresentações? Essas reflexões iniciais podem ajudar a elaborar um plano que seja interessante.
Além disso, considere nossas sugestões abaixo:
Apesar de parecer uma boa ideia em algumas situações, a verdade é que o público pode ficar entediado se você apenas ler. Portanto, considere a possibilidade de ler apenas citações ou dados estatísticos, por exemplo, buscando explicar os demais conteúdos com as suas próprias palavras. Neste caso, o ensaio é fundamental.
Materiais sensoriais são aqueles que tem relação com os 5 sentidos – e não apenas com o tato, ok? Você pode usar música, aromas, cores, textos, vídeos e muito mais. Quanto mais estímulos diferentes forem intercalados na apresentação, maiores são as chances de as pessoas prestarem atenção, pois haverá “quebras de padrão”.
Conte histórias para as pessoas. Ao invés de simplesmente tentar explicar um conceito complexo, considere contar uma história na qual esse conceito está inserido. Isso aguçará a imaginação das pessoas, chamará a atenção e poderá lhe ajudar a apresentar trabalho de forma criativa.
Da mesma forma, lembre-se de criar exemplos que aproximem esses conceitos do cotidiano das pessoas. Permita que elas entendam por outras vias, que escapem da pura teoria. Quanto mais para prática for possível trazer um conceito, maiores são as chances de o seu trabalho não ficar “entediante”.
Quanto à apresentação em si, isto é, o arquivo que será apresentado durante as suas falas, considere preparar um design bonito e atraente. Dito de outro modo, se for possível, evite aquele tipo de slide completamente branco e preto, com blocos de texto enormes e cansativos.
Inclua elementos na sua apresentação, desenvolva uma arte atrativa e que faça com que as pessoas se sintam instigadas em ler e saber mais. Ao mesmo tempo, evite textos longos, colocando apenas alguns tópicos com os temas centrais que servirão de base para você lembrar de tudo o que precisa ser desenvolvido na apresentação.
Por fim, lembre-se de que apresentar trabalho de forma criativa é o mesmo que ser objetivo e direto. Isto é, cuidado com as “enrolações” que possam tornar o trabalho cansativo e até “chato”. O ideal é “enxugar” a quantidade de informação, apresentando o que realmente é relevante, enquanto leva o seu interlocutor a imaginar tudo o que vem sendo dito.
Dessa forma, você aumenta as chances de envolvimento com quem está próximo de você, assistindo à sua apresentação.