Saber apresentar em uma reunião pode lhe ajudar a melhorar o desempenho na hora de trazer à tona os seus resultados e as suas ideias. Porém, sabemos que nem sempre é fácil explicar e apresentar algo importante. A ansiedade pode aparecer nesses casos, e mesmo ela sendo natural até certo ponto, ainda assim nos sentimos acuados na hora de apresentar algo.
Por isso, neste texto nós reunimos algumas dicas que podem ser úteis para você. Confira nossas ideias e veja o que pode, realmente, lhe ajudar de alguma maneira. Vamos lá!
Uma reunião de trabalho é algo formal e que exige uma postura profissional. Caso contrário, pode ser que as pessoas não dêem credibilidade ao que você está apresentando. Por isso, o preparo prévio pode ser muito importante nesse sentido. A seguir, portanto, apresentamos algumas ideias que podem lhe ajudar nesse preparo. Veja:
A sua apresentação precisa ser desenvolvida com uma certa antecedência. Aliás, este é o recomendado, afinal, se você deixar para cima da hora, pode ser que nem se dê conta de que deixou algumas informações de fora.
Certifique-se de ter o começo, meio e o fim da sua apresentação, de um modo que mantenha o seu discurso fluido e organizado, evitando misturar etapas na hora de apresentar a sua ideia.
Considere a possibilidade de treinar a sua apresentação em casa, gravando áudios ou vídeos. Damos essa dica porque treinar na frente do espelho pode fazer com que alguns equívocos passem despercebidos. Por isso, gravar pode ser algo interessante.
Depois de gravar, assista ou ouça com atenção. Veja o que pode ser melhorado e quais conteúdos estão um pouco desconexos. Descarte aquelas partes sem sentido, ou acrescente informações que possam complementar algumas falas. Vá fazendo esses testes para poder apresentar em uma reunião com mais clareza e confiança.
Cuidado com a linguagem escolhida! Lembre-se de que cada público pode ter uma linguagem apropriada. Isto é, procure analisar quais palavras, termos e jargões podem ser usados na hora de apresentar em uma reunião. Assim você terá maiores chances de ser bem interpretado e bem compreendido pelo seu público ouvinte.
A sua respiração pode ser uma grande aliada na hora de se apresentar. Tente manter uma certa consciência dela, permitindo que o ar entre profundamente e saia sem pressa. Ao mesmo tempo, cuide para não “atropelar” as palavras, fazendo pequenas pausas para respirar normalmente e até beber uma água.
Evite cometer o equívoco de preencher o espaço “vazio” do silêncio com qualquer palavra. Afinal, isso pode fazer com que você se ancore em vícios de linguagem. Fique atento quanto a isso e comece a se preparar para a sua reunião. Desejamos muita sorte!