Se você está desempregado ou tem uma renda baixa, você pode se beneficiar das tarifas sociais da Sabesp e da Enel. É possível conseguir descontos de até 65% na conta de luz. Aqui, vamos explicar como solicitar esses benefícios.
A Sabesp oferece duas modalidades de tarifa social: a Tarifa Residencial Social e a Tarifa Residencial Favela.
A Tarifa Residencial Social é destinada a residências unifamiliares, pessoas desempregadas, habitações coletivas ou em situação de remoção de área de risco.
A cada 24 meses, é necessário renovar o benefício.
Você pode solicitar esse benefício por meio da Agência Virtual Sabesp Fácil, do aplicativo Sabesp Mobile ou em uma agência da Sabesp.
A Tarifa Residencial Favela é destinada às pessoas que vivem em áreas de alta vulnerabilidade social.
Assim como a Tarifa Social Residencial, é necessário renovar o benefício a cada 24 meses.
A solicitação pode ser feita pela Agência Virtual Sabesp Fácil, pelo app Sabesp Mobile ou em uma agência da Sabesp.
Na Enel, o desconto na conta de luz pode chegar a 65%, sendo aplicado de acordo com o consumo da residência.
Consumo mensal | Desconto |
---|---|
Até 30 kWh | 65% |
De 31 kWh a 100 kWh | 40% |
De 101 kWh a 220 kWh | 10% |
Mais de 220 kWh | 0% |
Além do desconto, os beneficiários ficam isentos da cobrança dos encargos setoriais CDE e do Proinfa.
Para se cadastrar, procure um CRAS mais próximo, levando a documentação necessária. Anualmente, a Enel verifica se o cliente continua tendo direito à tarifa social.
Para mais informações, acesse o site da Enel ou da Aneel.
Para quem não possui o direito ao desconto de 65% na conta de luz deverá economizar, caso queira pagar valores baixos nas tarifas de água e luz. Abaixo você confere as melhores dicas que te ajudarão nesse processo. Confira:
Para cômodos que você não usa com frequência, considere a instalação de sensores de presença. Eles desligarão as luzes automaticamente quando ninguém estiver no cômodo. Outra opção é usar um dimmer, um dispositivo que permite ajustar a intensidade da luz, reduzindo assim o desperdício de energia.
Se você ainda tem lâmpadas fluorescentes ou incandescentes em casa, é hora de substituí-las por lâmpadas de LED. Elas são 80% mais eficientes e duram mais, requerendo menos manutenção.
Evite colocar a geladeira próxima ao fogão. A diferença de temperatura entre os dois aparelhos quando estão em funcionamento pode exigir mais energia para que ambos operem de maneira eficiente.
Alguns aparelhos, como televisão, micro-ondas e carregadores de celular, consomem energia mesmo quando desligados, pois ficam em modo stand-by. Evite deixar esses aparelhos conectados à tomada quando não estiverem em uso.
Ao comprar um eletrodoméstico novo, considere o seu nível de eficiência energética. Os aparelhos com melhor classificação (A) são mais eficientes e consomem menos energia.
A máquina de lavar pode ser uma grande consumidora de energia se não for usada corretamente. Tente usar a capacidade máxima da máquina e reduza o uso da função de secagem, que consome mais energia.
O ferro de passar é responsável por uma grande parte do consumo de energia em muitas casas. Use-o apenas quando tiver muitas peças para passar e sempre desligue-o quando não estiver em uso.
Quando a geladeira e o chuveiro elétrico, seguir algumas dicas específicas, fará toda diferença. São elas:
Segue algumas dicas para economizar energia com a sua geladeira:
O aquecimento da água do chuveiro pode representar até 20% do consumo de energia de uma casa. Aqui estão algumas dicas para economizar energia com o seu chuveiro: