Caso você esteja procurando uma maneira de aprender a se desenvolver sozinho, está lendo o artigo certo. Muito comum atualmente, o autodidatismo é uma competência da pessoa que adquire conhecimento sem a necessidade de um orientador.
Você sabe como aprimorar essa habilidade? Não será uma tarefa fácil e você precisará de muita disciplina, mas a independência de aprendizado vale a pena.
A partir de agora, você conhecerá cinco técnicas para aprender a se aperfeiçoar sozinho e a desenvolver o autodidatismo.
Autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender algum conteúdo sem precisar, necessariamente, de aulas de um professor ou orientador. Ela pesquisa o material necessário para a sua aprendizagem.
Algumas personalidades da história são consideradas autodidatas, como:
Em entrevista ao portal UOL Educação, o professor Pedro Demo (doutor em sociologia com PhD na Alemanha e nos Estados Unidos) afirma que o autodidatismo auxilia na criatividade e que não existe esquema pronto para aprender por conta própria.
No livro “Metodologia para quem quer aprender”, de Demo, publicado pela editora Atlas, o autor cita que o indivíduo precisa ter duas características:
Para ser uma pessoa autodidata, você precisa de dedicação. A diferença é que o único responsável pelo tempo que destina para suas aulas é você. Por isso, aqui há 5 técnicas para alcançar o objetivo de se desenvolver sozinho.
A primeira técnica é bem simples: você precisa ter um local organizado, calmo e sem muitas distrações para realizar seus estudos. Procure um ambiente que estimule o seu estado de fluxo (aquele momento que o tempo passa e você não nota porque está com foco total).
Além disso, rotinas e bons hábitos de organização são fundamentais para acelerar seu processo de autodidatismo. Estabeleça metas, determine horários fixos, e crie planos de estudos para melhorar seu rendimento no processo de aprendizado.
Para ter uma rotina de alto desempenho, você precisa adotar hábitos diários que promovam disciplina e equilíbrio. Para isso, coloque como prioridade a saúde, tanto física como mental, e construa boas práticas, como descansar, ter uma boa alimentação e praticar exercícios.
Essas atividades aumentam a performance do cérebro, ajudando a pensar com mais clareza e a executar tarefas com mais qualidade, além de serem essenciais para se tornar um autodidata de alta performance.
É possível encontrar quase tudo na internet. Por meio dela, você consegue acessar os melhores materiais e conteúdos, como cursos online, vídeos e palestras.
Mas tenha cuidado! Navegar pela internet pode ser muito positivo, porém se não houver disciplina, ela pode se tornar sinônimo de procrastinação, já que a facilidade de acesso a redes sociais é muito grande. Então, controle bem os conteúdos que você procura.
Ser um bom gestor do próprio tempo é uma habilidade extremamente importante para se tornar uma pessoa autodidata.
O grande ponto dessa técnica é focar no que precisa ser feito. Para isso, você precisa estruturar o seu cronograma de estudos, baseado em uma lista de prioridades. Tenha noção de que você não conseguirá consumir todo o conteúdo de uma vez só.
Você precisa saber bem como e o que fará, além de praticar o uso de alguma ferramenta, digital ou não, que lhe ajude a gerenciar suas demandas, de acordo com o horário disponível.
Ter alguém para compartilhar a sua jornada é a melhor maneira de trocar conhecimento. Pode ser um colega de trabalho, um amigo próximo ou fazer parte de alguma comunidade.
A forma mais eficaz para aprender é ensinar. Então, procure ficar próximo a pessoas que estão trilhando o mesmo caminho do autodidatismo que você.
Busque aqueles indivíduos que estão dispostos a adotar hábitos necessários para se tornar um ser humano melhor, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Curtiu o assunto? Deixe aqui seu comentário e aproveite para conferir algumas dicas sobre produtividade.