Hoje passaremos algumas dicas para você aprender a plantar carambola no jardim.
A carambola é uma fruta deliciosa e nutritiva, e por isso, muitas pessoas com jardim em casa, optam por ter essa árvore frutífera dentre suas variedades de plantas.
Acontece que, assim como todas as plantas, a árvore da carambola também precisa de alguns cuidados especiais para se manter saudável e dar bons frutos.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para que você plante carambola no seu jardim e tenha essa fruta aos montes em sua casa.
Assim, você poderá usufruir de todos os benefícios que as carambolas podem oferecer para sua saúde e bem-estar, sem precisar sair de casa para isso.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final, para se surpreender com a facilidade e praticidade de nossas dicas de como plantar carambola no jardim.
Plantar carambola no jardim pode ser uma tarefa mais fácil do que parece. Basta apenas conhecer os truques.
A caramboleira não é uma árvore que precisa de muitos cuidados para se manter saudável e dando frutos, no entanto, como todas as plantas, ela também precisa de alguns cuidados semanais para frutificar com frequência e mantenha a qualidade de seus frutos.
Se você faz parte do grande número de amantes da carambola, e também quer saber como plantar em seu jardim, então já pode parar de se preocupar. Separamos 5 dicas infalíveis para serem colocadas em prática, e assim, você poderá ter caramboleiras lindas e saudáveis em seu jardim. Confira:
O primeiro passo para plantar carambola no jardim é escolher o local ideal, tanto para a muda, como também para a árvore, que prefere locais ensolarados e com uma temperatura ambiente.
Além disso, você precisa ter em mente que precisa de um espaço significativo para a caramboleira em seu jardim, visto que a árvore pode atingir até 8 metros de altura, quando bem cuidada.
Outra dica importante para manter as mudas e árvores de carambola sempre saudáveis é se atentar com a drenagem da água. Pois a caramboleira gosta de solo úmido, mas não encharcado, e a umidade em excesso pode apodrecer suas raízes e matar a planta.
Por este motivo, fazer um esquema de drenagem com pedras e areia, é uma excelente ideia, tanto para as mudas, quanto para as árvores, depois que elas já estiverem no solo definitivo, no jardim.
Se você fará o plantio desde o começo, deve saber que não se deve afundar muito as sementes da caramboleira, elas precisam de oxigênio e luminosidade para germinarem.
O recomendado, nesse caso, é fazer covas de, no máximo, 2 centímetros no solo para plantar as sementes. Além disso, é preciso tomar cuidado para não apertar muito a terra sobre ela, assim, você não arriscará soterrar demais, e tirar o oxigênio das sementes.
Depois que as sementes germinarem e as mudas estiverem no ponto do plantio definitivo, é hora de passá-las para o solo do jardim. Sendo assim, você pode usar um truque especial para garantir que suas caramboleiras continuem se desenvolvendo fortes e saudáveis.
Para isso, basta que você abra uma cova de 40 centímetros de profundidade, coloque 400 gramas de calcário e faça uma camada de esterco por cima.
Em seguida cubra com um pouco de terra e deposite a muda.
Outro ponto importante para o cultivo da caramboleira é a rega, que deve ser feita de 3/4 vezes por semana nas mudas e sementes. Logo, nas plantas mais desenvolvidas, também deve ser feita frequentemente, mas é preciso estar atento ao clima. Visto que, nos meses mais chuvosos, não há necessidade de regar a planta.
Agora que você já sabe como plantar e cultivar carambola no jardim, é só colocar nossas dicas em prática, para ter caramboleiras saudáveis e frutificadas.