Concurso Guarda Municipal Teresina PI: Novo edital pode ter 140 vagas; confira

Certame é para preenchimento de vagas para nível médio

A Administração Municipal de Teresina, Piauí, por meio do prefeito, Dr. Pessoa, confirmou a realização de um novo concurso Guarda Municipal Teresina PI com 140 vagas. A confirmação foi feita nesta quinta, 25 de agosto.

Em declaração, o gestor afirmou: “Para este ano não dará, mas para o ano que vem dará, sim, pois eles merecem o aumento no efetivo pela eficiência com que estão tratando o povo de Teresina e consequentemente a sensibilidade do prefeito que vai aumentar a tropa“.

O desejo de realização de um novo certame ainda foi confirmado por André Viana, comandante do GM, que declarou estar aguardando autorização do prefeito de Teresina. “Estamos aguardando a autorização do prefeito, acredito que será possível no ano que vem, estaremos divulgando o edital com novo concurso, pois temos necessidade. Hoje, temos 360 guardas, temos na lei 500 vagas criadas e queremos preencher essas vagas em aberto”, afirmou Viana.

Os requisitos para o cargo, além de ensino médio completo, é possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A/B.

Sobre o último concurso Guarda Municipal Teresina PI

O último concurso Guarda Municipal Teresina PI aconteceu em 2018. Na época, a remuneração aos aprovados era de R$1.133. O certame disponibilizou 75 vagas imediatas mais cadastro reserva. O município informou que as 400 melhores pontuações ficariam na fila de cadastro reserva. Contudo, sabe-se que até a etapa de investigação social foi aprovado apenas 322 candidatos. Mais de 5500 candidatos se inscreveram para o exame.

A maior disputa das vagas ficou entre o público feminino, o que contabilizou uma concorrência de 99 inscritas para uma vaga, já para o sexo masculino, a concorrência ficou 71 candidatos para uma vaga. O certame registrou cerca de 1300 inscrições. A Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos) foi a banca responsável. A seleção teve seis etapas. Sendo elas: prova objetiva e dissertativa; avaliações médica e odontológica; Teste de Aptidão Física (TAF); exame psicológico; investigação social; e curso de formação.

A prova objetiva foi a primeira etapa do concurso. Os candidatos responderam a questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito (Constitucional, Penal, Administrativo, Ambiental e Humanos), Legislação de Trânsito e Legislação do Município de Teresina.

O que faz um guarda municipal?

Entre algumas das funções do aprovado no concurso Guarda Municipal Teresina PI estão:

  • Executar policiamento ostensivo, preventivo, uniformizado e aparelhado, na proteção à população, bens, serviços e instalações do Município;
  • Desempenhar atividades de proteção do patrimônio público municipal no sentido de prevenir a ocorrência interna e externa de qualquer infração penal, inspecionando as dependências dos próprios, fazendo rondas nos períodos diurno e noturno, fiscalizando a entrada e saída, controlando o acesso de pessoas, veículos e equipamentos;
  • Exercer a função de monitor na instrução profissional aos integrantes da Carreira de Guarda Municipal;
  • Conduzir viaturas, conforme escala de serviço;

  • Efetuar ronda motorizado nos parques, praças e logradouros públicos municipais, conforme escala de serviço;

  • Desempenhar atividades de proteção do patrimônio público municipal no sentido de prevenir a ocorrência interna e externa de qualquer infração penal, inspecionando as dependências dos próprios, fazendo rondas nos períodos diurno e noturno, fiscalizando a entrada e saída, controlando o acesso de pessoas, veículos e equipamentos;

  • Cumprir as determinações legais e superiores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.