Edital Concurso Polícia Militar PM MS 2018 para 400 vagas sai nos próximos dias!

Concurso já foi autorizado pelo Governador; Último certame foi em 2013

Vai sair! A Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul vai divulgar a abertura de edital de concurso público (Edital Concurso PM MS 2018) nos próximos dias. O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, disse na última segunda-feira, 06 de março, que o edital de concurso da corporação será divulgado nos próximos dias. “O concurso autorizado. Mês de março publica o edital, não vou precisar a data, mas nos próximos dias terá a publicação. São 400 policiais militares e 250 bombeiros militares”, disse o chefe do executivo estadual.

Ainda de acordo com Reinaldo, o concurso faz parte do plano de reestruturação das forças de segurança do Estado, elaborado para os próximos 10 anos. “Existe um planejamento para 10 anos, ininterruptos, todos os anos a gente vai fazer um concurso das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros para a gente poder cobrir essa lacuna de policiais que adentram ao serviço público e muitas vezes não têm uma aposentadoria de uma grande turma, então isso faz parte do planejamento e o que nós vemos em Mato Grosso do Sul é um planejamento que deu certo porque se você olhar os números de redução de violência, enquanto explodiu no Pais, Mato Grosso do Sul é um dos estados hoje que tem as melhores estruturas em segurança pública de todo o País”, disse.

O concurso da PM/MS 2018 recebeu o sinal verde no dia 25 de janeiro, quando a Secretaria Estadual de Administração e Desburocratização (SAD) do Mato Grosso do Sul divulgou as comissões que serão responsáveis pela organização do concurso da PM e Bombeiros do Estado.  O grupo de trabalho é composto pelo servidor Paulo Victor dos Santos Oliveira (presidente), o cel. QOPM Edmilson Lopes da Cunha (vice-presidente), Daniele de Araújo Ruiz, Cel. QOPM Renato Tolentino Alves, Isadora Rocha dos Santos, Maria Lucélia Pereira Lima e Tenente Cel. QOPM Paulo Ribeiro dos Santos como membros da comissão, que terá a missão de definir os detalhes do edital.

O concurso da Polícia Militar/MS já havia sido confirmado no dia 08 de dezembro pelo Governador do Estado. De acordo com o chefe de governo, já existe um cronograma de concursos para a área de segurança pública do Estado. “Temos agora um cronograma de concursos para que a gente possa, todos os anos, ter um ingresso de novos policiais militares e bombeiros militares. Então tem um planejamento da Sejusp que deve possibilitar a gente realizar concursos aos policiais militares para todos os anos, para a gente manter o equilíbrio entre entrada e saída”, disse Reinaldo.

Já no dia 22 de dezembro, em publicação no Diário Oficial do Estado, foram publicado publicados os decretos que autorizaram a realização dos concursos da Polícia Militar e Bombeiros do Estado. A expectativa é que o edital seja divulgado ainda neste trimestre.

O governo tem objetivo de nomear os aprovados ainda em 2018. “Vamos autorizar o edital de concurso PM MS ainda este ano para começar a ter posse em 2018”, disse Reinaldo durante a cerimônia em comemoração aos 182 anos da corporação em Mato Grosso do Sul. De acordo com o coordenador da Secretaria de Estado da Administração (SAD), Paulo Vitor dos Santos Oliveira, todos os esforços estão sendo feito para que o edital seja divulgado. “Todo o pessoal está se movimentando para agilizar o concurso”, disse.

O déficit no efetivo policial é de quase 42%, se levado em conta a lei complementar 203, de 5 de outubro de 2015. A legislação prevê efetivo de 9.458 integrantes neste ano, mas a corporação conta com cerca de 5.900 policiais. O déficit já motivou abertura de inquérito do Ministério Público do Estado.

O Concurso PM MS 2018

O concurso da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (Concurso PM MS) contará com 400 vagas, distribuídas entre funções de Soldado, Oficial Combatente e Oficial de Saúde.

Se as normas do último concurso, realizado em 2013, forem mantidas, a exigência do certame será de nível médio completo. Além disso, para participar do certame será necessário ter altura mínima 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, além de, no mínimo, categoria B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O salário será de R$3.906,11. Existe também a perspectiva que o Concurso PM/MS 2017 seja exigido nível superior em qualquer área.

Edital e Inscrição Concurso PM MS 2018

O edital está previsto. A inscrição poderá ser feita assim que for divulgado o edital do concurso. Tudo indica que o Edital deve ser divulgado até o primeiro semestre de 2018. O próprio Governador já revelou a intenção de agilizar a convocação de novos policiais.

Provas Concurso PM MS 2018

No concurso da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (PM-MS) os candidatos deverão ser avaliados provas objetivas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Atualidade Brasileira.

Teste de Aptidão Física – TAF do Concurso PM MS

Conforme o último edital e que devem ser mantidos para este concurso:

Serão convocados para esta fase os candidatos considerados aptos no Exame de Saúde e Antropométrico, através de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado – DOE.

-O Exame de Capacitação Física, de caráter eliminatório, tem por finalidade avaliar a capacidade do candidato para suportar física e organicamente (biologicamente) o treinamento físico a que será submetido no desenvolvimento do Curso de Formação de Soldados PM, assim como as exigências para o exercício do cargo.

O Exame de Capacitação Física será aplicado por Comissão Técnica habilitada, designada pelo Secretário de Estado de Administração e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul observada a relação estabelecida entre a faixa etária, os pontos, o tempo e o quantitativo de exercícios realizados, conforme especificação constante Anexo III deste Edital.

O Exame de Capacitação Física será composto de Testes de Aptidão Física (TAF) e o resultado será expresso pelos conceitos “apto” e “inapto”, compreendendo as seguintes provas:

a) flexão e extensão de membros superiores na barra fixa, somente para os candidatos do sexo masculino;

b) conjugado, somente para os candidatos do sexo feminino;

c) abdominal tipo remador, para ambos os sexos;

d) corrida de 3.200 m, para o sexo masculino;

e) corrida de 2.600 m, para o sexo feminino;

O traje usado para os exercícios físicos deverá ser o esportivo (camiseta, short de nylon ou lycra e tênis). Os casos de alteração psicológica e/ou fisiológica temporários (estados menstruais, luxações, fraturas, dentre outros) que impossibilitem a realização das provas ou diminuam a capacidade física do candidato não serão levados em consideração, não sendo concedido qualquer tratamento privilegiado.

Último Concurso

O último concurso da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (PM-MS) aconteceu em 2013, quando contou com 524 vagas para o cargo de Soldado. Desse quantitativo, 419 são destinadas a candidatos do sexo masculino e 105 para o sexo feminino. Os candidatos foram avaliados por prova objetiva escrita, exame de aptidão mental, exame de saúde, antropométrico e clínico, exame de capacitação física e investigação social. Os aprovados ainda se submeteram a um curso de formação.

Comentários estão fechados.